.
Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a disputar uma Olimpíada, em 1932, aos 17 anos. A nadadora não conquistou nenhum pódio, mas ainda assim fez história durante os jogos. Na competição seguinte, em 1936, surpreendeu o mundo ao fazer a braçada do nado peito por fora d’água — ali, nascia o nado borboleta, oficializado pela Federação Internacional de Natação (Fina) duas décadas depois.
Mas você sabia que, além do pioneirismo na natação, Maria também foi aluna de Educação Física na USP? E o comitê olímpico dentro da Universidade não se restringe às piscinas: atletas do vôlei, basquete, rugby, atletismo e judô, treinadores, técnicos e árbitros também entram nessa lista.
Reunindo nomes e histórias de ex-alunos e docentes que participaram das Olimpíadas, a exposição virtual “Memórias Olímpicas”, organizada pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP em conjunto com a Biblioteca Cyro de Andrade, está disponível on-line. A mostra também apresenta indicações de filmes, arquivos de revistas, periódicos e pôsteres com a temática dos jogos olímpicos.
Representantes em Tóquio 2020
Na exposição virtual, é possível conferir os 14 membros formados pela EEFE que fazem parte da delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de 2020.
Como atleta, a seleção de Rugby conta com a ex-aluna Aline Furtado, formada em 2018.
Como preparadores físicos estão Claudio Machado Pinto e Silva, na equipe masculina de Handebol; Diego Souto Morine, no Taekwondo; além de Renato Sérgio Bacchi, na seleção masculina de Vôlei. A ex-aluna Daniela Ribeiro Novaes Coelho é líder de operação técnica das equipes brasileiras de Handebol.
Outros profissionais que estudaram na USP atuam em diversas funções nestas Olimpíadas. Fernando Hardt é médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Fernando Castro Maroni é supervisor do vôlei masculino; Henrique Modenesi é analista de desempenho da seleção de Vôlei; Lucas Tavares é fisiologista da equipe de Taekwondo, onde também atua Paula Avakian, como analista de desempenho. A lista ainda inclui Rafaela Peixoto Trola, da comissão técnica da seleção de Rugby; e Samie Elias, biomecânico e assistente técnico da equipe de Natação.
A delegação paralímpica também conta com uspianos. Raphael Moreira de Almeida é técnico da seleção de Tênis de Mesa e a ex-aluna Elke dos Santos Lima atua na arbitragem da Natação paralímpica.
Para acessar a exposição, basta entrar no link: http://www.eefe.usp.br/memoriasolimpicas
.