Morreu no dia 3 de janeiro o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Ivanildo Hespanhol. Ele foi o fundador e diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (Cirra) – entidade sem fins lucrativos vinculada ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Poli.
Hespanhol era graduado em Engenharia Civil pela USP. Mestre em Engenharia Sanitária, concluiu doutorado em Engenharia Sanitária pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e em Saúde Pública pela USP.
O professor trabalhava, principalmente, com temas relacionados à conservação e à água; gestão de recursos hídricos; sistemas avançados de tratamentos de esgotos e efluentes industriais, incluindo sistemas de membranas, processos oxidativos, biomembranas, evaporadores de compressão de vapor, entre outros. Também contribuiu com alguns livros, como Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável, Gestão da água no Brasil, Água na indústria: uso racional e reúso e Water pollution control : a guide to the use of water quality management principles.
O sepultamento foi realizado na sexta-feira, 4 de janeiro, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.