Laboratório auxilia alunos da USP na produção de textos acadêmicos em diferentes línguas

Laboratório de Letramento Acadêmico tem inscrições abertas para atendimentos neste semestre; monitoria é realizada a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet

08/03/2022 - Publicado há 2 anos
Monitorias auxiliam na produção de textos acadêmicos – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Do primeiro ano de graduação até a pós-graduação, estudantes universitários precisam desenvolver habilidades para a produção de textos acadêmicos. Para ajudar nesse processo, o Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), que faz parte da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai iniciar os atendimentos de 2022 para monitorias e workshops.

O laboratório atua na instrução dos alunos de forma colaborativa, realizando monitorias individuais com o objetivo de identificar as deficiências e estimular a produção textual dos principais gêneros acadêmicos e em três diferentes línguas: inglês, francês e português.

O atendimento, que é feito a distância por ferramentas como Skype ou Google Meet, também investiga o letramento em nível científico. Os projetos de pesquisa relacionam as competências adquiridas pelo aluno por meio do letramento acadêmico; entre elas, a consciência linguística.

Os estudantes podem solicitar a monitoria por e-mail, conforme abaixo:

Português e francês: horários flexíveis de acordo com a demanda, pelo e-mail letramento.academico.frances@gmail.com

Inglês: às segundas, das 13h às 14h/ 17h30 às 18h30/ 21h às 21h30; terças, das 15h às 16h / 21h às 21h30; quartas, das 17h30 às 18h30/ 21h às 21h30; quintas, das 15h às 16h/ 18h30 às 19h30; e sextas, das 10h às 12h/ 13h às 14h, pelo e-mail: letramento.academico.ingles@gmail.com

Em 2021, o LLAC promoveu uma oficina sobre práticas de produção textual para apresentar e explicar para os alunos da USP como funcionam os serviços do LLAC. Clique no player abaixo para conferir.

.
Confira também o trabalho realizado pelo laboratório no e-book Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP.

Saiba mais sobre o LLAC clicando neste link e siga o laboratório no Facebook.