Inteligência artificial para humanidades e educação é tema de curso on-line da USP

Curso promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP é voltado para alunos de humanidades e professores da rede pública; inscrições vão até o dia 22 de janeiro

 Publicado: 17/01/2025 às 12:08
Estudantes adolescentes sentados numa bancada e acessando computadores na escola
Curso busca novas abordagens sobre a inteligência artificial na escola – Foto: Agência Brasília

.
Pensado para alunos de graduação e pós-graduação em humanidades e professores da rede pública, o curso de difusão a distância e gratuito AI Tá On: Inteligência Artificial para Humanidades e Educação tem inscrições abertas até o dia 22 de janeiro. As vagas serão preenchidas por sorteio e os interessados devem fazer a inscrição on-line neste link.

Promovido pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o curso terá aulas de 27 a 31 de janeiro, das 10 às 12 horas, com carga horária total de dez horas. O objetivo é capacitar professores e pesquisadores a explorar a IA de forma prática, acessível e ética. A ideia é ampliar a capacidade analítica e criativa dos participantes, promovendo inovação nas práticas pedagógicas e nas metodologias de pesquisa.

As aulas vão abordar ferramentas como classificação automática, modelagem de tópicos e análise exploratória de dados. Além disso, a introdução de linguagens como Python e a abordagem de dados reais vão oferecer uma experiência prática que conecta teoria e aplicação.

A coordenação do curso é de Waldir Beividas, professor do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH e as aulas serão ministradas por Túlio Ferreira Leite da Silva, pesquisador do Departamento de Linguística da FFLCH na área de processamento de linguagem natural e mineração de dados nas redes sociais digitais.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis neste link. Para fazer a inscrição clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.