Iniciativa da USP em Piracicaba distribui mais de 3 toneladas de abóboras para comunidades da região

O SolidarESA, projeto de extensão universitária da Casa Produtor Rural, fornece alimentos para entidades assistenciais e comunidades de Piracicaba. Neste ano o foco foi a abóbora cabotiá, alimento rico em minerais, fibras e nutrientes

Publicado: 11/07/2024
Projeto de extensão universitária da Casa Produtor Rural funciona desde 2013 – Foto: Reprodução Instagran/Casa do produtor Rural Esalq

.
Projeto de extensão universitária que, por meio da agricultura sustentável, fornece alimentos para entidades assistenciais em Piracicaba, o SolidarESA Luiz de Queiroz, teve como foco neste ano o cultivo de abóbora cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, alimento rico em minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio. É também uma fonte elevada de betacaroteno, fibras e vários nutrientes, sendo adequada para consumo tanto do fruto quanto da semente. Essas características fazem da abóbora um alimento muito saudável para o corpo humano.

A iniciativa faz parte da Casa do Produtor Rural, que há mais de 10 anos tem os alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP como participantes de todo o ciclo de cultura dos alimentos e, desde 2013, já doou 23,7 toneladas de alimentos como arroz, feijão, batata, cenoura, berinjela, abobrinha, entre outros produtos agrícolas.

A escolha da cabotiá considerou a crescente valorização no mercado, a possibilidade de diversificação de culturas nas propriedades rurais familiares e os benefícios que pode proporcionar à saúde. A colheita foi abundante e resultou em 3,4 toneladas de abóboras, refletindo o esforço dos participantes. As entidades assistenciais beneficiadas foram: Aliança de Misericórdia, Apaspi, Avistar, Caravanaarte, Casa do Bom Menino, Centro de Reabilitação, Educando pelo Esporte, Fome 1, Lar Betel, Lar dos Velhinhos, Lar Franciscano e Rotary. E ainda, diversas famílias das comunidades dos bairros Jardim Oriente, Renascer, Portelinha e Algodoal.

“As abóboras serão utilizadas para criar refeições nutritivas e saborosas, e serão elaboradas pelos profissionais de cada entidade assistencial, que se empenham em preparar pratos que não só alimentam o corpo, mas também o coração. Além disso, serão promovidas oficinas culinárias para as famílias beneficiadas, estimulando hábitos alimentares saudáveis”, destacou Marcela Matavelli, coordenadora da Casa do Produtor Rural.

Projeto de extensão universitária da Casa Produtor Rural funciona desde 2013 – Foto: Divulgação CPR/Esalq-USP

.
Integração entre academia e sociedade

A iniciativa do SolidarESA busca não apenas produzir alimentos saudáveis, mas também incentivar a agricultura sustentável e responsável, promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades rurais. Com essa iniciativa, é possível contribuir para a segurança alimentar da população e para a preservação do meio ambiente. Os alimentos doados para várias entidades assistenciais em Piracicaba buscam esse apoio ao bem-estar coletivo.

“A Casa do Produtor Rural é um orgulho para Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq – SVCEx, pois está diretamente inserida em uma das missões da USP, que é a de promover a integração entre a academia e a sociedade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento social, cultural e econômico do país. O Projeto SolidarESA tem impactos sociais significativos ao proporcionar ao estudante a conscientização cidadã num processo formativo com práticas e ações sociais enquanto beneficia as populações vulneráveis e comunidades carentes”, ressaltou Vanda Macedo Zambello, chefe do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq.

Para Amanda Miranda e Maria Eduarda Santana, que estão cursando Engenharia Agronômica e fazem parte da equipe da Casa Produtor Rural, a participação no SolidarESA foi importante para o crescimento, tanto profissional quanto humanitário. “Tivemos a oportunidade de acompanhar todo o ciclo, desde o plantio até a colheita das abóboras; além disso contribuímos ativamente com as doações para as instituições de Piracicaba. Essa experiência foi muito gratificante, enriquecedora e recompensadora para nós.”

O SolidarESA é uma iniciativa da Casa do Produtor Rural, em parceria com o Departamento de Genética, da Esalq, e parte integrante do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), sob a supervisão da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx). Conta com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – FEALQ e a parceria do Rotary Club de Piracicaba.

.

*Texto adaptado de Marcela Matavelli, da Assessoria de Comunicação da Casa do Produtor Rural