Gincana virtual ensina sobre a Mata Atlântica e dinâmicas climáticas

A iniciativa é uma ação do Parque de Ciência e Tecnologia em parceria com o Projeto Ecossistemas Costeiros e o Instituto de Biociências da USP

17/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/06/2021 as 14:02
Mata Atlântica – Foto: Herton Escobar/USP Imagens

O que você sabe sobre a dinâmica climática da Terra? Pensando em ensinar este conceito e apresentar o ambiente natural onde foi construída a cidade de São Paulo, o Parque de Ciência e Tecnologia (Cientec) da USP criou a Gincana Virtual das Mudanças Climáticas Globais, em parceria com o Projeto Ecossistemas Costeiros e o Instituto de Biociências (IB).

Para participar da gincana, o usuário deve entrar na página do Parque e ler os textos apresentados. O roteiro da gincana envolve os seguintes conceitos: Composição da Atmosfera Terrestre, Mudança Climática Global, Fotossíntese, Ciclo do Carbono e Fluxo de Energia, Combustíveis Formados a Partir de Seres Vivos, e Mata Atlântica.

Em seguida, há um formulário em que está a atividade — a intenção é testar os conhecimentos, fixar os novos aprendizados e aperfeiçoar o conteúdo que foi passado ao longo dos textos. Ao final do teste, o visitante recebe um link para um vídeo do YouTube com o fechamento da trilha, onde os conceitos abordados durante a atividade são revisados e aprofundados. Na mesma página, é possível ver a pontuação feita no questionário.
.

Gincana tem questões que devem ser respondidas depois de seguir roteiro – Foto: Reprodução/Cientec

.

O projeto também tem a realização de lives sobre os temas abordados com participantes convidados para complementar os aprendizados.

A gincana virtual, coordenada por Donovan Humphrey Franco, estudante do Instituto de Biociências (IB) da USP, está acontecendo durante a pandemia e é uma adaptação da atividade presencial feita em trilhas nas matas do Parque Cientec. Outros trabalhos e publicações do parque e do Projeto Ecossistemas Costeiros podem ser conferidos neste link, ou no site do Cientec: https://www.parquecientec.usp.br.