A partir dessa constatação, Delaine teve a ideia de um projeto de extensão que levaria crianças da cidade para conhecer o campus. Surgia assim, em 2013, o USP na Escolinha, com apoio inicial dos professores Holmer Savastano e Alessandra Lopes.
Hoje o USP na Escolinha atende, em sua maioria, crianças de 5 a 10 anos da rede pública de ensino. As escolas recebem um material impresso que é distribuído para as crianças, com informações sobre o campus e os cursos, e depois uma visita é agendada. Nela, as crianças entram em contato com os animais e vivenciam uma experiência sensorial, investida de cheiros, cores e sons.
A visita padrão, conta Delaine, passa pela caprinocultura, suinocultura, cunicultura e os gados de leite do campus e é feita com a ajuda de voluntários – geralmente estudantes, mas professores e funcionários também já se dispuseram a participar do projeto. “O segredo do USP na Escolinha é que em momento algum da visita eu falo o que são exatamente as coisas. São as crianças que me contam”, comemora a funcionária.