Fundo Patrimonial da FEA USP lança edital para bolsa de empreendedorismo

Alunos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária têm até o dia 10 de novembro para inscrever projeto de negócio inovador; estudantes de outros cursos podem participar

01/11/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/11/2021 as 19:48
Estudantes podem ter projeto de empreendedorismo financiado pela FEA – Foto: Pexels CC

.
O Fundo Patrimonial da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP tem inscrições abertas para a Bolsa Empreendedorismo, primeira iniciativa voltada ao financiamento de projetos de negócio desenvolvidos por alunos da FEA, com a possibilidade de participação de estudantes de outras unidades. O edital disponível neste link representa uma oportunidade para que estudantes de graduação e pós-graduação possam desenvolver ideias de um negócio inovador e concorrer à bolsa auxílio, que terá o valor de R$ 13.200.

As propostas dos projetos devem ser enviadas até o dia 10 de novembro para o e-mail projetos@fpfeausp.org.br. Poderão ser inscritos projetos já iniciados, em andamento ou projetos novos. A proposta vencedora será conhecida até o dia 30 de novembro. Além da bolsa, o autor receberá o Prêmio Destaque Feausp de Empreendedorismo.

A bolsa auxílio deverá ser empregada no prazo máximo de seis meses, após o anúncio do vencedor. O projeto escolhido será supervisionado por um professor de pós-graduação da FEA. Ao término do projeto, o autor deverá apresentar o relatório final que deverá conter os fundamentos do projeto, o desenvolvimento e análise do mercado potencial, o nicho de atuação e o estudo de viabilidade, contemplando conteúdo mínimo que permita a investidores anjo, fundos de seed money/early stage, venture capital, private equity ou equivalentes, assistirem a um “pitch” de venda para teste de interesse em investir no projeto e transformá-lo em startup com aporte de capital de terceiros. Além disso, deverá ser apresentada a prestação de contas.

Uma grande inovação no edital do Bolsa Empreendedorismo é a possibilidade do Fundo Patrimonial ter participação societária no negócio, caso ele seja bem-sucedido, e com isso receber parte do lucro da empresa. Segundo o presidente do Fundo, professor Hélio Nogueira da Cruz, essa é uma tendência que começa a ganhar apoio dentro da USP. “A gente fica muito contente quando nosso aluno é um inovador bem-sucedido, ganha dinheiro, gera emprego e contribui para a sociedade. Mas a história tradicional é que ele vai embora. Nós entendemos que é justo que tenhamos uma pequena parcela desses recursos, quando o negócio dá certo. A universidade está buscando esse caminho”.

Os principais objetivos da Bolsa Empreendedorismo são fortalecer a interação da FEAUSP com a sociedade; favorecer a inovação para que possa contribuir com o desenvolvimento nacional; estimular a concretização de projetos inovadores com potencial de se tornarem empresas que apresentem soluções para problemas e/ou demandas da sociedade; preparar os empreendedores para adoção de políticas de gestão e governança, profissionalismo que inclua diversidade, inclusão social, e compromisso com práticas sociais e ambientais sustentáveis; e adotar modelo de negócio com transparência, que permita a mensuração dos efeitos econômicos e sociais do projeto e possa atrair capital de investidores nacionais e/ou estrangeiros.

Informações sobre o Fundo Patrimonial FEAUSP: https://fpfeausp.org.br

Texto: Comunicação da FEA USP