.
No mês em que completa 71 anos, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) lança a exposição fotográfica Armando de Salles Oliveira (1887-1945): Patrono do Caaso e da Cidade Universitária da USP, de autoria do historiador e ex-aluno Marco (Bala) Antônio Leite Brandão. A mostra, que faz parte da programação da celebração dos 70 anos do Centro Acadêmico da EESC e dos 90 anos da USP, será realizada na Biblioteca da escola, no campus de São Carlos, organizadora do evento.
Os registros jornalísticos que estarão expostos foram compilados do Correio de São Carlos (1936), dos Acervos da Unidade Especial de Informação e Memória da Universidade Federal de São Carlos (UEIM-UFSCar) e da Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC).
O Centro Acadêmico foi fundado em 22 de abril de 1953 e teve como patrono Armando de Salles Oliveira, como forma de homenageá-lo enquanto governador do Estado, por ocasião da criação da Universidade de São Paulo (USP), em 1934. A mesma homenagem, inclusive, foi dada ao campus USP da capital paulista, localizado no bairro do Butantã, denominada Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (Cuaso).
Armando de Salles Oliveira formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica (Poli) de São Paulo e exerceu a presidência do Grêmio Politécnico. Em princípios de fevereiro de 1936, a seção local do Partido Constitucionalista organizou sua visita a São Carlos. Pouco depois, ele se tornaria pré-candidato à Presidência da República, fazendo frente a José Américo de Almeida (1887-1980), representante governista. Contudo, com a decretação do Estado Novo por Getúlio Vargas (1882-1954), em novembro de 1937, as eleições presidenciais programadas para 3 de janeiro de 1938 não aconteceram. Oliveira, então, partiu para o exílio, passando pela França, Estados Unidos e Argentina, antes de retornar ao Brasil, onde faleceu, em 1945.
Exposição e livro
Entre as fotos que integram a exposição, se destaca a recepção na estação ferroviária, a Prefeitura Municipal, a escola normal e a participação no lançamento da pedra fundamental do Monumento aos Voluntários de 1932. Em 1936, a Praça Siqueira Campos – referência a um dos comandantes da Coluna Prestes/Miguel Costa e na articulação da chamada Revolução de 1930 – passou a ser chamada Praça dos Voluntários, o que representa eventos com grande significado simbólico e político.
Um recorte da história da Escola de Engenharia de São Carlos está no livro Almanaque de São Carlos V – Uma Universidade para São Carlos – Tempos de Caaso 2. De autoria de Marco (Bala) Antônio Leite Brandão, ex-aluno da EESC e assíduo frequentador de sua biblioteca pelos anos de 78, 79 etc., a obra é o resultado da transformação de histórias e experiências por ele vividas em tempos de Universidade.
Exposição fotográfica Armando de Salles Oliveira (1887-1945): Patrono do Caaso e da Cidade Universitária da USP
Visitação: até 30 de abril, das 8h às 21h30
Local: Biblioteca da EESC – Área 1 do Campus USP (Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, SP)
Gratuito
.
*Texto da Assessoria de Comunicação da EESC-USP