Evento apresenta as novas fronteiras de pesquisas na USP

No próximo dia 27, a Universidade fará um balanço da produção dos Cepids e apresentará os objetivos de seus continuadores na instituição, os Cepix

Publicado: 21/06/2024     Atualizado: 24/06/2024 as 16:35
Praça do Relógio – Foto Cecília Bastos/USP Imagem

“São centros que permitem que as pesquisas de vanguarda ocorram com maior liberdade”, explica o professor Fernando Queiroz Cunha, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, ao referir-se aos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Universidade – os Cepids – que, atualmente, estão se transformando em Centros de Pesquisa e Inovação Especial – Cepix.

Os Cepids foram criados como um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) no Estado de São Paulo, e os prazos de funcionamento dos primeiros instalados na USP venceram. Os Cepix, que os substituirão, serão, por sua vez, alocados diretamente nas unidades da Universidade afins com seus temas de pesquisa.

Como parte da iniciativa da reitoria da USP de debater O Futuro da Ciência no Brasil, os Cepix e seus objetivos serão apresentados no evento Cepix, as Novas Fronteiras de Pesquisas, coordenado pelo professor Cunha, que será realizado no próximo dia 27 de junho, no Auditório Camargo Guarnieri na USP, a partir das 8h30. O evento também será transmitido pelo YouTube (veja abaixo).

Fernando de Queiroz Cunha – Foto: IEA-USP

O evento é o terceiro da série promovida pela reitoria da USP, faz parte da comemoração dos 90 anos de fundação da Universidade e tem por objetivo responder à seguinte questão: “A partir do momento em que o conhecimento científico é gerado, qual o ganho com que a sociedade passa a contar?”.

Segundo os organizadores, o evento pretende “apresentar e refletir sobre a produção científica, a difusão e inovação dos Cepids alocados na USP e suas aplicações no contexto da sociedade, assim como as contribuições previstas com a implantação dos Cepix que os substituirão, divulgando de maneira inequívoca o compromisso da USP em gerar impactos benéficos para a sociedade”. No encontro, cada Cepid apresentará os ganhos que alcançou e mostrará onde pretende chegar ao se transformar em Cepix.

Confira o programa do evento:

8h30 – Abertura
Carlos Gilberto Carlotti Jr., Reitor
Maria Arminda do Nascimento Arruda, Vice-Reitora
Fernando de Queiroz Cunha, Coordenação Geral do Evento

9h00 – Palestra “Perspectivas de financiamento de pesquisa interdisciplinar”
Marco Antonio Zago, Presidente da FAPESP

Apresentação dos Cepix, abordando os seguintes temas:
• Desenvolvimento científico-principais destaques de cada Cepid;
• Avanços em Formação de Recursos Humanos, envolvendo Iniciação Científica, Pós-Graduação e PósDoc;
• Internacionalização;
• Educação e Difusão;
• Transferência de Tecnologia;
• Planos para os futuros Cepix.

Bloco 1 – Moderação: Herton Escobar (SCS-USP)
9h30 – Estudos da Violência (NEV)
9h45 – Estudos da Metrópole (CEM)
10h – Debate