Encontro on-line aborda relação das populações nativas com a Mata Atlântica

01/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 03/02/2023 as 10:48
Evento terá participação de pesquisador australiano e do fotógrafo Edu Simões, que abordam as comunidades indígenas guaranis. Na foto, produzida em Ubatuba, SP, o indígena guarani Julio Garcia – Foto: Edu Simões

.
O tema da relação das populações nativas com a Mata Atlântica será abordado no evento Mata Atlântica: Desmatamento e Resistência Guarani, que será realizado no dia 9 de fevereiro, às 14 horas, com transmissão on-line pela internet neste link. A participação é aberta ao público e gratuita, sem necessidade de inscrição.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, o evento terá participação de Freg J. Stokes, pesquisador australiano, que apresentará os resultados da tese de doutorado defendida na School of Historical and Philosophical Studies, University of Melbourne, The Hummingbird’s Atlas: Mapping Guaraní Resistance in the Atlantic Rainforest during the Emergence of Capitalism (1500–1768). O estudo discute o papel dos indígenas guaranis na resistência ao desmatamento da Mata Atlântica e a relação que eles tiveram, voluntária e involuntariamente, na exploração das commodities da região, culminando na exploração do ouro e na contribuição das riquezas na formação do capitalismo emergente no mundo.

Outro participante é o fotógrafo Edu Simões, que irá apresentar os primeiros resultados de seu trabalho fotográfico sobre a Mata Atlântica com inspiração na cosmogonia Guarani.

Confira o evento no endereço http://www.iea.usp.br/aovivo