Evento sobre zoonoses e saúde pública aborda o controle dos pombos urbanos

Ciclo promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP tratará das questões legais relacionadas ao controle dos pombos urbanos; haverá transmissão pelo YouTube no dia 27 de março, às 9h30

 25/03/2024 - Publicado há 1 mês
Pombos urbanos transmitem doenças e são problema de saúde pública – Foto: Couleur/ Pixabay

.
A 16ª edição do Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública promovido pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP trará como tema principal os aspectos biológicos e legais dos pombos urbanos. O evento, realizado em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, será no no dia 27 de março, a partir das 9h30, com transmissão pelo Canal da FSP-USP no YouTube.

Os pombos são aves que encontraram nos ambientes urbanos condições extremamente favoráveis para o seu desenvolvimento e aumento populacional, e passaram a contribuir com a transmissão de diversas doenças. Os aspectos biológicos dessas espécies e sua relação com o ambiente em que se inserem serão abordados na primeira palestra, conduzida por Sérgio S. Bocalini, biólogo e consultor. Estudar esses aspectos pode contribuir na adoção de métodos adequados para o seu controle.

Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, conduz a segunda apresentação do seminário. O palestrante irá trazer as questões legais relacionadas ao controle dos pombos urbanos.

O manejo do pombo comum (Columbia livia) é complexo e de difícil execução e tem levado muitos municípios, como São Paulo, a instituir lei que prevê multa para quem alimenta e mantém abrigo para essas aves. Isto porque a espécie é fonte de ectoparasitas e infecções e necessita de intervenções para o seu controle populacional.

Assim como outros animais, o pombo encontra proteção na legislação ambiental brasileira. Por outro lado, há nas esferas federal, estadual e municipal legislação e instruções normativas que possibilitam realizar intervenções para o manejo necessário ao controle dessas aves.

A mediação do evento será feita por Gladyson e Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP.

XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 27 de março de 2024
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no YouTube

.

Texto: Assessoria de Imprensa da FSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.