Evento on-line sobre arqueologia estelar aborda origem de elementos leves e as primeiras estrelas

Evento da série “Astronomia ao Meio-Dia” é promovido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e acontece nesta quinta-feira, às 12 horas, com transmissão on-line

Publicado: 03/06/2024
Origem das primeiras estrelas será tema de evento on-line – Foto: Wirestock/Freepik

.
A série Astronomia ao Meio-Dia, promovida pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, vai discutir na próxima quinta-feira, dia 6 de junho, às 12 horas, como a área de arqueologia estelar utiliza as composições químicas das estrelas atuais da nossa galáxia (Via Láctea) para reconstruir a história de evolução química do Universo, desde o Big Bang até a formação dos planetas do Sistema Solar. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao Auditório 2 (bloco principal), no IAG, no campus da USP de São Paulo, no bairro do Butantã. Haverá transmissão on-line pelo Canal no YouTube Astro 12h.

O tema será apresentado por Guilherme Limberg, pós-graduando no IAG, que também vai tratar da origem do elementos mais leves que o ferro (Z < 26) existentes na tabela periódica. O pesquisador também vai dar um panorama do futuro da Arqueologia Estelar, em particular como podemos usar o elemento carbono para mapear a diversidade de ambientes e formação estelar nas diferentes galáxias do Universo local e até inferir as propriedades das primeiras estrelas.

Em outro evento da série, Limberg havia discutido as possíveis origens dos elementos mais pesados da tabela periódica de número atômico maior que o do ferro (Z > 26). O evento está disponível clicando aqui.

O objetivo da série Astronomia ao Meio-Dia é oferecer ao público palestras com linguagem científica acessível e temas variados, voltadas a todos os interessados em astronomia, especialmente aos estudantes de graduação. Os encontros ocorrem desde 2011, sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, nas dependências do IAG.

Para conferir a transmissão do evento Arqueologia estelar: a origem dos elementos leves e as primeiras estrelas acesse este link. Saiba mais neste link.