Evento na USP em Bauru reúne educadores que utilizam a Wikipédia na difusão da ciência

Evento com parceria entre USP e Wiki Movimento Brasil discute a utilização de recursos digitais livres na difusão científica e na extensão universitária; haverá também lançamento de curso gratuito e aberto sobre saúde auditiva

 Publicado: 29/10/2024 às 14:29
Doze pessoas em frente a uma apresentação educativa na parede
Participantes do projeto que usa a Wikipédia como ferramenta de colaboração coletiva em saúde auditiva – Foto: Divulgação / FOB-USP

.
A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP recebe nesta quarta, dia 30 de outubro, o evento Wikimedia e Ciência: potencialidades na extensão e difusão científica, que reunirá pesquisadores de diversas áreas para discutir e explorar a utilização de recursos digitais livres na difusão científica e na extensão universitária. O encontro é realizado em parceria com o Wiki Movimento Brasil, uma associação brasileira sem fins lucrativos, fundada em 2013, que é afiliada à Fundação Wikimedia, que busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre. O evento também marcará o lançamento do curso Introdução à Audiologia Básica, realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e aberto a toda a comunidade acadêmica e entusiastas por projetos na área da saúde.

O evento contará com a presença de Thais Morata, fonoaudióloga, pesquisadora do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH/CDC), consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) e presidente da International Society of Audiology. Ela, que é também uma das idealizadoras do curso, fará uma apresentação sobre Wikimedia e Ciência. Em formato MOOC (sigla em inglês para Curso On-line Aberto e Massivo), o curso é um dos resultados do projeto Wikipédia como Metodologia Ativa de Aprendizagem e Ferramenta de Colaboração Coletiva em Saúde Auditiva, que busca avaliar a utilização da Wikipédia enquanto ferramenta de educação em saúde. Partindo da perspectiva de que o acesso à informação livre é uma etapa necessária para a promoção da saúde em geral e que a utilização de ferramentas da Wikimedia pode contribuir com a promoção do letramento digital e científico de alunos do ensino superior, o projeto enfoca a temática de saúde auditiva pela importância que ela representa para a qualidade de vida da população.

O objetivo do curso Introdução à Audiologia Básica é ser um recurso informativo para fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde, órgãos reguladores, agências governamentais, educadores, estudantes, consumidores e o público em geral. O conteúdo busca ensinar os principais temas relacionados à audiologia, apresentar o sistema auditivo, tanto em seus aspectos anatômicos quanto fisiológicos, e abordar temas na área da psicoacústica e conceitos físicos do som.

Durante o curso, o participante aprenderá sobre conhecimentos essenciais dos principais exames de avaliação do funcionamento da função auditiva, incluindo o entendimento dos achados em indivíduos com audição normal e com perda auditiva. O curso contém oito módulos e atividades autoavaliativas para o estudante aprofundar seu conhecimento sobre audiologia.

Professores, desenvolvedores do curso e pesquisadores do grupo Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de participantes do projeto, também estarão presentes e poderão dialogar sobre a necessidade de métodos inovadores de ensino na área da saúde auditiva, e sobre como a edição de artigos na Wikipédia como parte de cursos acadêmicos pode ser mais eficaz em aumentar a disponibilidade de informações sobre saúde auditiva em linguagem simples e de qualidade.

Esses temas foram abordados em dois artigos científicos recentes. Na sessão de pôsteres, será possível dialogar com autores de trabalhos que exploram as diversas facetas das práticas de difusão científica e o uso de plataformas livres.

Programação

  • 9h – 9h30
    Boas-vindas
    Iran José Oliveira da Silva – Proceu – USP
    Lilian Jacob – FOB-USP
    9h30 – 10h30
    Explorando Novos Horizontes: investimento e oportunidades de financiamento da Fapesp
    Ricardo Della Coletta – Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade de Campinas (FOP-Unicamp)
  • 10h30 – 10h50
    A Urgência da Extensão Universitária Digital: discussão e direcionamentos
    Alexander Hilsenbeck – Wiki Movimento Brasil
  • 10h50 – 11h20
    Automatic Reference Verification in Knowledge Graphs
    Odinaldo Rodrigues – King’s College London
  • 11h20 – 11h50
    Desafios e Responsabilidades: a ética na era da inteligência artificial
    Mateus Roder
  • 12h – 13h50
    Intervalo para almoço
  • 14h – 14h30
    Tecnologia como Objeto de Fronteira para a Pesquisa
    Angela Maria Grossi – Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru)
  • 14h30 – 15h30
    Wikimedia e Ciência
    Thais Morata – National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH/CDC)
  • 15h30 – 15h45
    Lançamento do Curso Digital Introdução à Audiologia Básica
    Lilian Jacob – FOB-USP
    Thais Morata – NIOSH/CDC
  • 15h45 – 18h
    Conexões Criativas: interação com wikimedistas e sessão de pôsteres em um encontro de ideias e sabores
Wikimedia e Ciência: potencialidades na extensão e difusão científica
Data: 30 de outubro, a partir das 9h
Local: Anfiteatro da Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru
Mais informações no site do WMB: https://wmnobrasil.org/ou na página do curso Introdução à Audiologia Básica: https://w.wiki/6Ja ou ainda pelo e-mail: wikilovesbrasil@wmnobrasil.org
.
.
Texto: Marília Rocha, do Wiki Movimento Brasil (WMB)

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.