Especialistas explicam história e avanços da física de partículas em palestras promovidas pela USP

Projeto do Instituto de Física da USP realiza encontros com pesquisadores para celebrar os 70 anos do Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares e a participação do Brasil nos estudos do centro

 Publicado: 22/07/2024
Acelerador de partículas do Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) – Foto: Maximilien Brice/Cern

.
O Instituto de Física (IF) da USP vai promover palestras mensais, de agosto a novembro, para celebrar os 70 anos do Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês) e a adesão do Brasil ao centro. A iniciativa faz parte do projeto Física para Todos e para participar não é preciso se inscrever, basta comparecer no horário do evento, que é gratuito, no Instituto Principia, localizado na Rua Pamplona, 145, no bairro Cerqueira César, na capital paulista.

O evento do IF terá quatro encontros e os palestrantes convidados trabalham em colaboração com o Cern, em diferentes experimentos ligados ao Large Hadron Collider (LHC), maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. Confira a programação:

  • Dia 10 de agosto – Recriando os primórdios do Universo em laboratório
    Com Mauro Rogério Cosentino da Universidade Federal do ABC (UFABC).
    A palestra explica como os cientistas recriam em laboratório as condições do início do Universo, com a formação do plasma de quarks-glúons, uma fase extremamente quente e densa que existiu apenas um milissegundo após a grande explosão. Utilizando o Large Hadron Collider (LHC) no Cern, na Suíça, os cientistas colidem núcleos de átomos pesados para criar essas temperaturas extremas.
  • Dia 14 de setembroExplorando o bóson de Higgs: uma visão extraordinária do nosso Universo
    Com Marisilvia Donadelli, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
    Nesta palestra, será oferecida uma exploração detalhada do bóson de Higgs, revelando seu papel fundamental na estrutura e evolução do Universo.
  • Dia 05 de outubroO lado exótico da física de partículas
    Com Murilo Santana Rangel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
    A palestra aborda a pesquisa das interações entre as partículas fundamentais, essencial para compreender a evolução do Universo e questões ainda sem resposta. Para isso, trata de experimentos instalados no grande colisor de hádrons (LHC/CERN) que têm realizado medidas inéditas, ampliando a compreensão de fenômenos subatômicos.
  • Dia 23 de novembroFísica de partículas – a história até aqui
    Com Thiago Tomei, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
    Nesta apresentação, será abordada a física de partículas, desde as partículas fundamentais até as interações complexas que as regem. Serão revisados marcos históricos como a identificação do elétron e do núcleo atômico, além da importância dos raios cósmicos e experimentos de colisões de alta energia. Serão destacadas descobertas significativas como quarks pesados, o lépton tau, os bósons W e Z, e a descoberta do bóson de Higgs em 2012. Também serão discutidas questões em aberto e futuras direções na física de partículas.

Nova etapa na história da física

A criação do Cern em 1954 marcou uma nova etapa na história da física. Descobertas como a do méson-pi, liderada pelo pesquisador César Lattes, confirmavam a importância do estudo metódico e controlado das partículas verificadas em altas energias, o que exigia uma nova forma de realizar experimentos.

Além do aprimoramento dos aceleradores de partículas, um novo regime de produção do conhecimento começou a ser praticado, que foi chamado de Big Science: a ciência passa a ser um empreendimento coletivo organizado em larga escala, com centenas de cientistas trabalhando em um mesmo experimento.

O Cern nasceu como um projeto europeu, mas em pouco tempo ganhou o mundo: pesquisares brasileiros logo passaram a participar e a conquistar papéis de destaque nos experimentos.

Os participantes do ciclo de palestras Física para Todos 2024 celebrando os 70 anos do Cern podem solicitar certificado de horas de atividade acadêmica. Mais informações pelo e-mail ccex@if.usp.br.

.

Com informações de Malu Tippi, da Comunicação e Mídias e do IF USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.