Universidade lança nova versão do sistema IPTV-USP

A USP está lançando a nova versão do IPTV USP, que conta com cinco novas programações de canais temáticos: TV USP, Saúde, Tecnologia, Ciência e Arte e Cultura.

20/09/2012 - Publicado há 12 anos

Os canais temáticos colocarão à disposição dos internautas conteúdo sobre esses temas produzido pela USP, por outras Universidades e centros de pesquisa, além da programação da TV USP.

A comunidade acadêmica terá, assim, uma oportunidade de ampliar a divulgação de suas pesquisas e de contribuir para a ampliação do conhecimento e da cultura cientifica do País.

O Internet Protocol Television (IPTV) é um sistema no qual o acesso a vídeos digitais é disponibilizado aos usuários através de uma conexão de Internet de banda larga, que permite assistir a eventos com qualidade na conexão e de imagem.

O IPTV-USP foi lançado em 2007 e possibilita à comunidade universitária acessar um espaço virtual com grande quantidade e qualidade de vídeos informativos e educacionais produzidos pelas Unidades, gravações de palestras proferidas em auditórios da USP e audiovisuais elaborados por professores e alunos, além de transmissões ao vivo de eventos.

Além dos novos canais, outra novidade do sistema é o de uma nova funcionalidade da biblioteca de vídeo, que permitirá a busca pelo vídeo de interesse em um acervo que já conta com mais de nove mil títulos de vídeos produzidos internamente na USP.

A implantação da nova versão da IPTV USP foi feita por uma comissão criada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade, onde participam professores e funcionários de diversas Unidades da USP.

A infraestrutura do IPTV USP é baseada em uma plataforma de gerenciamento de distribuição de vídeo originalmente desenvolvido em um projeto desenvolvido no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da USP.

O sistema hoje está integrado ao Portal e-Aulas USP, que também coloca a disposição do público vídeos-aulas de professores da USP. Existe uma expectativa de evolução do IPTV USP com roadmap, que inclui outras funcionalidades para o usuário, como playlist e integração com redes sociais.