.
O Painel USP de Gêmeos, sediado no Instituto de Psicologia (IP) da USP e criado em 2017 sob a coordenação da professora Emma Otta, é um banco de dados destinado à participação voluntária de gêmeos em pesquisas sobre comportamento e processos psicológicos, além de temas relevantes para essa população. Registrado na Agência USP de Inovação (Auspin) e no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi-BR), o painel conta com o suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP e já realizou censos que totalizam 6.479 respondentes entre gêmeos e pais de gêmeos vinculados à Universidade.
Para saber mais sobre as pesquisas científicas desenvolvidas com gêmeos e sobre o Painel USP de Gêmeos, que reúne estudos pioneiros na área, será realizado o IX Encontro de Gêmeos, em formato híbrido, no dia 30 de novembro, às 14h, no Instituto de Geociências (IGc) da USP e com transmissão pelo canal do Youtube do projeto. O evento, que é anual, vai contar com atividades de divulgação científica voltadas tanto para pesquisadores quanto para o público geral, incluindo um espaço kids com atividades para crianças, além de rodas de conversa que visam promover a troca de experiências entre gêmeos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
“Nos Encontros de Gêmeos na USP o tripé ensino, pesquisa e extensão se manifesta. Toda a equipe do painel, de alunos de graduação a pesquisadores experientes, recebe gêmeos, familiares e profissionais da área para tratar de temas de interesse desta comunidade e divulgar as pesquisas em andamento no projeto”, destaca o professor Claudio Possani, coordenador de Educação e Divulgação do Conhecimento do Painel USP de Gêmeos.
O projeto é uma iniciativa conjunta de professores do IP, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Odontologia, todos da USP, e tem como objetivo principal realizar pesquisas sobre comportamento de gêmeos e sua relação com saúde e bem-estar, numa perspectiva ontogenética. Inicialmente, o Painel USP de Gêmeos foi desenvolvido como um subprojeto do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Diversas pesquisas estão em andamento, e entre os artigos recentes publicados estão temas como o apego entre gêmeos adultos, a validação de um questionário sobre o relacionamento entre crianças gêmeas e uma revisão de escopo sobre estudos com gêmeos no Brasil. O cadastro está aberto a gêmeos de todo o País.
Programação do dia 30 de novembro
14h-14h20 – Mesa de Abertura
- Apresentação do Painel USP de Gêmeos – professor Cláudio Possani, do Painel USP de Gêmeos
14h20-15h15 – A importância dos estudos com gêmeos para a ciência e a sociedade
- Gêmeos em harmonia: aspectos cognitivos, de linguagem e socioemocional nos primeiros anos de vida – Elisangela dos Anjos Vieira (IP-USP)
- Expressão facial de fetos – Rachel Freitas Lopes Nunes (HC-FMUSP)
- Como o estudo com gêmeos contribui para a saúde bucal – Thais Gomes de Oliveira Machado (FO-USP)
- Braço Clínico do Painel USP de Gêmeos – Adela Stoppel de Gueller e Ada Morgenstern (Instituto Sedes Sapientiae)
- Espaço para perguntas e discussão
15h15-15h35 – Intervalo
15h40 -16h – Vídeo Perguntas e Respostas – Joan Friedman, especialista em gêmeos
16h-17h30 – Rodas de Conversa
- On-line e presencial + Jogo interativo entre gêmeos e Espaço Kids
17h40 – Encerramento com o professor Claudio Possani
IX Encontro de Gêmeos
Data: 30 de novembro, às 14h
Local: Instituto de Geociências da USP
Endereço: Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Gratuito, aberto ao público, com inscrições no link
Mais informações no site ou no Instagram.