“Domingo no escuro” convida o público a aprender sobre óptica na USP em Piracicaba

. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP vai abrir o campus no próximo domingo, dia 27 de novembro, para o

22/11/2022 - Publicado há 2 anos
Museu Luiz de Queiroz – Foto: Roberto Amaral/Esalq

.
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP vai abrir o campus no próximo domingo, dia 27 de novembro, para o evento Domingo no Escuro – Aprendendo sobre óptica. Uma série de atividades gratuitas interativas pretende proporcionar experiências diferentes aos visitantes com temáticas envolvendo a luz, seja a sua presença ou a falta dela, as cores e diversas outras ações envolvendo essa temática. A participação é gratuita, sem agendamento prévio, com visitação disponível das 14 às 18 horas.

As atividades serão realizadas no Museu Luiz de Queiroz e no Clubinho de Ciências. No museu, estarão disponíveis duas salas com baixa luminosidade, onde itens do acervo ficarão disponíveis para interação com o público em atividades monitoradas explicando suas propostas e funcionalidades. Assim, lupas, microscópios, prismas, fluorescência, entre outros, estarão destacando o papel de objetos históricos de ensino nas questões museológicas e didáticas.

Quanto ao Clubinho, também usando pouca luz como temática, será trabalhado um roteiro passando por estações com experimentos, confeccionados de materiais reutilizados, onde serão abordadas áreas sobre física, química, astronomia, cores, entre outros. Tudo de forma prática, curiosa e divertida.

Os visitantes poderão ainda circular normalmente pelas demais salas do museu, que conta com novos objetos e materiais textuais expostos, permitindo descobrir mais sobre o acervo e história da instituição, bem como apreciar os novos conteúdos trabalhados nas expografias internas.

Programação

• Museu Luiz de Queiroz: Espaço Acervo e Arteducação no Escuro; novos itens e textos disponíveis pelos ambientes internos, o Jardim Francês e Ermelinda Ottoni
  • Clubinho de Ciências: A física da luz e do escuro, Aprendendo sobre constelações, O planeta Terra e o Sistema Solar, As cores
  • Jogos: Espaço lúdico com jogos de tabuleiro e xadrez gigante

Curso de Pilotagem de Drones

Durante as atividades no domingo, o público também vai poder acompanhar alunos da Escola Estadual Elias de Mello Ayres realizando a finalização de uma disciplina eletiva de ensino de pilotagem de drones. Haverá uma explicação teórica acerca de legislações, tipos de drones, componentes principais, controles e pilotagem básica.

Ainda, serão realizados voos na área ao redor do museu para pilotagem e captura de imagens, por parte dos alunos e professores, com objetivo de coletar registros do domingo e do complexo do museu, para auxiliar com materiais de divulgação e apoio.

Sobre o evento

Todas as ações compreendem atividades desenvolvidas pelo Museu Luiz de Queiroz e pelo Clubinho de Ciências, por meio do grupo de extensão Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin), com apoio do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Esalq, que compõem parte dos projetos de valorização e utilização do acervo, da extensão e de conhecimentos trabalhados na universidade pública. Ainda, somam-se as ações presentes no Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-2023 da Unesco.

As atividades são coordenadas por Edno Aparecido Dario, coordenador do Museu Luiz de Queiroz, pela professora Rosebelly Nunes Marques, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, e pelo colaborador Charles Albert Medeiros.

É aconselhável uso de máscaras na parte interna do Museu Luiz de Queiroz e do Clubinho de Ciências.

Para saber mais, acompanhe no Instagram @museulq e @crecin.esalq ou no e-mail: museulq@usp.br

Com informações de Caio Albuquerque, Assessoria de Imprensa