Cursos da USP na internet são opção para estudar em casa

A maior universidade do País oferece cursos gratuitos on-line das mais variadas áreas do conhecimento para todos os públicos

16/03/2020

A Universidade de São Paulo (USP) oferece, por meio de diversos portais na internet, aulas gratuitas e conteúdos variados com professores e pesquisadores da instituição. Os cursos possuem textos, vídeos, áudios e apresentações que podem ser consultados a qualquer horário, já que estão on-line.

É possível, em alguns cursos, até obter certificado de conclusão após o término das aulas. Confira abaixo as quatro principais plataformas que disponibilizam aulas e cursos da USP e aproveite:

O portal é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela USP. Por meio desse serviço, a Universidade busca ampliar a disseminação pública do conhecimento, incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da USP.

O conteúdo de mais de 180 disciplinas está disponível para o público em geral. Também há conteúdos destinados a estudantes do ensino médio, muitos produzidos por meio de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação da USP e o Cursinho Pré-Vestibular da Poli, visando aos concursos vestibulares. Para participar, basta que os interessados se inscrevam no site.

A USP mantém um canal no YouTube com conteúdo diversificado e totalmente gratuito. São mais de 4 mil vídeos para quem quer acompanhar a produção científica, acadêmica e cultural da Universidade. Toda semana há novidade: desde reportagens, aulas, palestras com professores da USP, até concertos das três orquestras da instituição.

Há mais de 30 disciplinas de graduação e de pós-graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento. São aulas gravadas, ou seja, as mesmas assistidas pelos universitários, assim, o público pode se informar mesmo não sendo estudante da USP. Cálculo, Matemática Financeira, Astronomia e História do Brasil são exemplos de disciplinas disponíveis.

Por meio da playlist “Aulas USP | Ciências exatas, humanas e biológicas” você encontra essas e diversas outras videoaulas.

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

A Univesp é a primeira universidade pública gratuita de educação a distância (EAD) de São Paulo. Ela é mantida pelo governo estadual e no vestibular do 2º semestre de 2019 ofereceu 5.120 vagas em cursos de graduação.

Os cursos são realizados em ambiente virtual: videoaulas, material didático, bibliografia das disciplinas e tira-dúvidas do conteúdo com tutores. Parte dos professores é da USP: 39.

Há ainda 180 polos espalhados pelo Estado. São espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados por tutores. Os tutores são bolsistas, 257 deles fazem pós-graduação na USP.

Para quem não está fazendo os cursos de graduação da Univesp, há material no canal da Univesp no YouTube, inclusive aulas dos professores da USP.

O Coursera é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line gratuitos e acessíveis através de sua plataforma de ensino para qualquer pessoa.

Criada em 2012, pelas universidades norte-americanas de Standford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, a plataforma é parceira de 190 centros de ensino superior do mundo e 40 milhões de usuários.

Os cursos possuem três componentes principais: aulas em vídeo, avaliações e interações entre os estudantes, monitores e professores. Desde 2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP mantém parceria com o Coursera para o oferecimento de cursos.

Com textos de Crisley Santana