Curso na USP ensina o que fazer quando alguém tem uma parada cardíaca

A Escola de Educação Física e Esporte da USP está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2024

 25/03/2024 - Publicado há 1 mês
Parte prática do curso é ministrada presencialmente na EEFE – Foto: Guilherme Viana/EEFE

.
A parada cardiorrespiratória é um mal súbito que acomete milhares de brasileiros todos os anos, e as vítimas independem de idade, gênero ou estilo de vida ativo ou sedentário. A maior parte dos casos de parada cardiorrespiratória acontecem fora do ambiente hospitalar e, com o treinamento adequado, qualquer pessoa pode ser capaz de salvar alguém em situação de emergência. Para disseminar esse conhecimento, já estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2024 do Curso de Atendimento à Parada Cardíaca da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. 

O curso segue as mais recentes diretrizes da American Heart Association e é coordenado pela professora Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz, com o apoio do educador Bruno Modesto. É dirigido tanto para profissionais quanto para pessoas que desejam obter esse conhecimento. No total são quatro horas-aula, divididas em duas horas teóricas (realizadas em ambiente virtual), complementada pela execução prática das manobras em duas horas presenciais – realizadas nos dias 18 de abril, 16 de maio e 27 de junho, sempre às quintas-feiras, das 13h45 às 15h45.  

O objetivo do curso é instruir os alunos para agir em situações de emergência relacionadas à parada cardiorrespiratória e engasgo, ensinando os passos fundamentais do atendimento a essas vítimas, o que é denominado Suporte Básico de Vida (SBV). Ao longo das aulas, os alunos aprendem a reconhecer essas emergências e agir de forma adequada, realizando com qualidade manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e utilizando o Desfibrilador Externo Automático (DEA).

O valor total do curso é de R$ 166,00 (comunidade em geral), R$ 83,00 (alunos da USP). Há descontos para grupos de mais de dez pessoas e também para a comunidade USP. Ao final, serão emitidos certificados. Antes de efetuar o pagamento, os interessados deverão entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, através dos telefones (011) 3091-2121 ou 3091-3182 ou do e-mail: edfisica@usp.br.

Mais informações sobre o curso neste link.

.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da EEFE/USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.