Curso gratuito sobre gamificação na educação ensina abordagens mais engajadoras nas aulas

Doutoranda do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, oferecerá nova edição do curso, que é gratuito e on-line, de 3 a 16 de junho

 Publicado: 28/05/2024
Gamificação também pode ser realizada sem o uso de tecnologias digitais – Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

.
Estimular os educadores a descobrirem abordagens engajadoras e motivacionais para facilitar o processo de aprendizagem. Esse é o principal objetivo do curso Imersão em Gamificação na Educação, que terá uma segunda edição realizada de 3 a 16 de junho de forma assíncrona.

Aberto a todos os interessados e gratuito, o curso é totalmente on-line e será ministrado pela doutoranda Isabelle Melo do Nascimento, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Durante as atividades, os participantes terão a oportunidade de compreender desde os fundamentos da gamificação na educação até estratégias personalizadas.

Para se inscrever, basta preencher, até dia 2 de junho, o formulário disponível neste link. “É uma oportunidade para aquelas pessoas que não conseguiram participar da primeira edição do curso”, explica Isabelle.

A seguir, confira os tópicos que serão abordados durante as aulas:

  • Quando e como gamificar uma aula: introdução à gamificação na educação; definição de gamificação e sua aplicação na educação; importância do engajamento dos estudantes para o sucesso acadêmico; cenários em que devemos optar pela gamificação; implementação de exemplos de atividades e recursos de gamificação em sala de aula.
  • Gamificando sem uso de tecnologias digitais: introdução à gamificação desplugada; atividades de gamificação desplugada promovendo colaboração, competição saudável e motivação sem tecnologia digital (uso do UnplugGamify)
  • Personalizando a gamificação de acordo com as necessidades dos estudantes: entendimento das necessidades dos estudantes e perfis de aprendizagem; apresentação da gamificação personalizada (elementos, designs e estratégias); desenvolvimento de gamificação personalizada usando o sistema Eagle-edu.

Mais informações: https://eagle-edu.com.br/imersao-gamificacao
Dúvidas: escreva para isabelle.melo@usp.br ou envie uma mensagem para (11) 95660-3552

.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.