Curso de Veterinária da USP recebe certificação de conselho federal

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia foi uma das três instituições acreditadas com excelência pelo CFMV

19/12/2017 - Publicado há 6 anos
Fachada do prédio da Administração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, na capital paulista – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O curso de graduação em Medicina Veterinária, oferecido pela USP em São Paulo, foi um dos três acreditados com excelência pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Esse foi o primeiro ciclo da acreditação de cursos realizado pelo órgão, com o objetivo de contribuir para a qualidade da profissão no Brasil.

Na cerimônia de entrega dos certificados, ocorrida dia 13 de dezembro, o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, José Antonio Visintin, ressaltou que já implantou na instituição algumas das sugestões feitas pela comissão. “Não temos que ter medo de avaliação, quanto mais são feitas, melhor. Isso abre portas e pode servir de estímulo para ajudar outras instituições. Não somos nada sozinhos”, afirmou.

O presidente da comissão de acreditação do curso de Medicina Veterinária da USP, Enrico Ortolani, vê a acreditação do CFMV como um dos principais legados da atual gestão do Conselho Federal. “A escola foi completamente reestudada e aprendemos profundamente com esse processo, vendo nossas virtudes e defeitos”, relatou Ortolani.

Benedito Fortes de Arruda (CFMV), José Antonio Visintin (USP), Liana Caldas (CFMV) e Enrico Ortolani​ (USP) – Foto: Ascom/CFMV

.
Além da USP, foram acreditados os cursos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, e da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Durante a cerimônia, o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembrou que o processo para se chegar à acreditação foi longo e começou ainda na década de 90 com a formação da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária e a realização de seminários de ensino. Passou ainda pela instituição do Exame de Certificação Profissional e a contribuição para a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais.

“Estabelecendo regras e princípios, pegando opiniões dos diversos segmentos interessados, chegamos ao Sistema Nacional de Acreditação, que traz vários princípios, entre eles o da voluntariedade. É uma satisfação verificar que tivemos mais de dez cursos que se propuseram a fazer parte desta acreditação”, constatou Arruda. Segundo o presidente do CFMV, as três primeiras IES que tiveram seus cursos acreditados têm grande responsabilidade. “Esses cursos inauguram uma série de acreditações que com certeza terão lugar e que serão indutoras da melhoria da qualidade do ensino da profissão no Brasil”, acredita.

Com informações de Carolina Menkes, da Assessoria de Comunicação do CFMV