Curso de verão gratuito na USP oferece mais de 20 palestras e oficinas na área de física

Atividades serão realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro no Instituto de Física da USP e inscrições vão até o dia 9 de fevereiro

 Publicado: 01/02/2024
Laboratório no Instituto de Física da USP: curso de verão tem como objetivo aprimorar a cultura geral em física – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O Instituto de Física (IF) da USP está com inscrições abertas para o seu Curso de Verão 2024, que será realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro. Dirigido a estudantes de graduação e início de pós-graduação, o curso tem como objetivo aprimorar a cultura geral em física e auxiliar na sua escolha de área de atuação. Este ano, acontecerá no formato híbrido, presencial (com certificado) e on-line (sem certificação). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro neste link

O curso terá apresentação de palestras e minicursos sobre a atual atividade de pesquisa em física, em particular aquela realizada no IF. Sob a coordenação geral dos professores Valdir Guimarães e Gustavo Canal, as atividades serão ministradas por docentes do instituto. Entre os temas abordados nas palestras estão A Física e desenvolvimento de vacinas; A física de plasmas e o desenvolvimento da fusão nuclear como uma nova fonte de energia; Fusão Nuclear; A Física das Mudanças Climáticas; Diagnósticos Ópticos Aplicados a Fusão Termonuclear; e Simulações computacionais de interfaces água/metalTodas as palestras serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes, na Rua do Matão, Travessa R, nº 187, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo. A programação completa está disponível clicando aqui. 

Também serão realizados minicursos, entre eles Seres vivos: uma máquina termodinâmica, que mostra como os seres vivos funcionam como máquinas termodinâmicas complexas, realizando processos de absorção, transformação e dissipação de energia para sustentar a vida; e Introdução a medidas em Física Nuclear utilizando detectores de partículas carregadas, que vai utilizar esses equipamentos usados em experiência de física nuclear, para determinar a espessura de um filme fino – espectros unidimensionais e bidimensionais, utilizados para identificação de partículas de uma reação nuclear, serão obtidos usando uma câmara de espalhamento e uma discussão sobre os resultados será realizada durante o minicurso. 

Haverá ainda visitas a laboratórios: Laboratório de cristalografia (dez alunos por visita, uma visita por dia, de segunda a quinta-feira); Laboratório Pelletron (15 alunos por visita, uma visita por dia, de segunda a quinta-feira); Laboratório do tokamak TCABR (20 alunos por visita, três visitas por dia, de segunda a quinta-feira); Laboratório de Semicondutores – Grupo de Pesquisa em Terahertz (15 alunos por visita, uma visita por dia, de segunda a quinta-feira); e Laboratório do Ipen – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (oito alunos por visita, uma visita por dia, de segunda a quinta-feira). 

As inscrições deverão ser realizadas até 9 de fevereiro, sendo obrigatória a opção por duas oficinas; é preciso enviar histórico escolar em formato PDF de graduação ou de pós-graduação de sua instituição de ensino superior. 

Para fazer a inscrição no curso de verão clique aqui. Mais informações neste link. Contato pelo e-mail: verao@if.usp.br

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.