Curso de Audiovisual da ECA terá disciplina de produção de games

Segundo Gilson Schwartz, a proposta é desenvolver games que, além do lazer, abordem temas relevantes, de modo a impactar positivamente a consciência do jogador

09/09/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O grupo de estudos Cidade do Conhecimento da USP vai lançar uma disciplina de produção de games na quinta-feira, 10, no curso de Audiovisual oferecido na Escola de Comunicações e Artes. O curso foca no desenvolvimento de jogos que impactam a consciência do jogador de forma positiva, com discussões relevantes para a sociedade. A disciplina será aberta ao público, on-line, semanal, e tem inscrições prioritárias para estudantes de escola pública, baixa renda, pretos e ativistas de direitos humanos

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, o professor Gilson Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes da USP, explica que o surgimento da disciplina foi fruto de solicitação dos alunos de audiovisual interessados no desenvolvimento de games, além das produções para o cinema, rádio e televisão. “Com a pandemia e o isolamento social, há uma intensificação do digital. As ferramentas mais criativas do mundo on-line passam agora a ganhar uma importância e até uma oportunidade de se desenvolverem mais. O jogo é um espaço de brincadeira e diversão, mas que pode levar a pensar como um bom filme, um bom livro e uma boa música.”

A aula magna deve abordar o tema da ludicidade. O semestre será focado no desenvolvimento de games. Schwartz compartilha que a disciplina terá desafios e premiações, como a gamificação da obra Macunaíma, de Mário de Andrade, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros, o desafio da justiça, com o jogo de cartas Purposyum, fruto de parceria entre a Organização das Nações Unidas e a Pró-Reitoria de Graduação da USP, e a criação de jogos que abordem a sustentabilidade das construções, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP. Uma das premiações distribuídas será feita em moeda virtual WiBx.

O professor informa que a disciplina foi pensada pelo grupo de estudos Cidade do Conhecimento junto à instituição internacional Games for Change. A proposta é desenvolver games que, além do lazer, abordem temas relevantes, de modo a impactar positivamente a consciência do jogador. “Os games podem ser usados também para tornar o mundo um jogo onde nem sempre se é competitivo, pode ser um jogo colaborativo em que o resultado são transformações da consciência do indivíduo. Essa lógica de que o útil pode estar ligado ao agradável e ao eticamente desejável é que faz a base dessa agenda de aproximar os games da realidade. Tudo isso faz parte desse universo enorme e cada vez mais estudado, que é o da relação humana com o lúdico, com aquilo que faz a vida algo divertido, mas que nos leva a melhorar como pessoas”, diz.

Ouça matéria na íntegra pelo player acima.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.