Crianças constroem casa inspirada em joão-de-barro em creche da USP em São Carlos

Atividade promoveu integração com pais, professores e funcionários

09/10/2018 - Publicado há 6 anos
Crianças durante atividade promovida na creche da USP em São Carlos – Foto: equipe da Creche e Lucas Corrêa Campana

Acompanhadas de seus familiares, as crianças da Creche e Pré-Escola São Carlos da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) puderam colocar a mão na massa, ou melhor, no barro, para a construção de uma casa inspirada em grandes construtores, como o famoso pássaro joão-de-barro.

A atividade chamada de barreamento foi desenvolvida na área 1 do campus no sábado, dia 29 de setembro, seguida por piquenique comunitário, e reuniu mais de 50 participantes.

A equipe, que inclusive se intitula “Turma João-de-Barro”, visitou o Habis, grupo de pesquisa em Habitação e Sustentabilidade do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, e aprendeu diferentes técnicas de construção com o barro, selecionando uma delas para o seu projeto.

Gabriele Fernandes da Silva, professora da turma e chefe da Seção de Creche, conta que “arquitetos funcionários do campus e familiares orientaram a escolha do local para a construção, e as crianças decidiram fazer um projeto inicial da casa em tamanho real. Fizemos o contorno do corpo das crianças para decidir qual a altura que a casa deveria ter e onde seria a porta”. A casa contou também com amarrações feitas com bambus.

Além do barro, construção das casas também utilizou amarrações feitas com bambus – Foto: equipe da Creche e Lucas Corrêa Campana

A relevância da iniciativa também foi destacada por Gabriele. “Em nossa creche, valorizamos o processo que foi vivido intensamente pelas crianças e famílias. Esse envolvimento nos possibilita saber lidar com a adversidade e a pensar sobre o mundo e suas relações. Foi um sábado de trabalho muito prazeroso.”

“Durante essas vivências, as crianças têm a possibilidade de observar, refletir, levantar hipóteses, reformular pensando em soluções possíveis. Sendo assim, buscamos planejar ações que envolvam a união de todos, pais, professores, funcionários e crianças na construção de um ambiente de respeito e compreensão da infância”, complementa Liliane Terra Pereira Araújo, supervisora técnica da Creche e Pré-Escola São Carlos.

Para assistir ao vídeo do dia do barreamento da casa, clique aqui.

Suzana Xavier / Assessoria de Comunicação da PUSP-SC