Conteúdos publicados pelo portal Ciclo22 ajudam na hora da prova do vestibular

Iniciativas da Universidade e de parceiros do projeto oferecem panorama crítico sobre os eventos históricos de 1922

 25/11/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/11/2022 as 10:20
Por
Conteúdos do portal Ciclo22 ajudam a estudar sobre eventos históricos de 1922 – Arte sobre fotos/Wikipedia

.
A primeira fase da Fuvest acontece em 4 de dezembro de 2022. Com a aproximação da data, é importante que os estudantes revisem os conteúdos cobrados no exame. Entre eles, há temas atuais que podem estar entre as questões, como o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna, ambos comemorados este ano.

As produções veiculadas pelo Ciclo22 exploram tais conteúdos e podem ajudar na hora do exame. Elas incluem iniciativas, plataformas, livros, vídeos e podcasts desenvolvidos na Universidade e fora dela. 

3×22 

Em 3×22, produzido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, em São Paulo, há materiais com temas que vão do Manifesto Antropofágico, lançado no contexto do Modernismo, à contemporaneidades, como o papel das mulheres na política e em outros espaços sociais. São boletins, materiais didáticos, vídeos e eventos que examinam tais conteúdos.

Revistas de Ideias e Cultura

Portal criado para relançar on-line periódicos que ganharam destaque durante o movimento modernista, como as revistas Klaxon, Terra Roxa e Outras Terras, Estética, A Revista, Verde e Revista de Antropofagia. O projeto é uma parceria entre a BBM e o Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Plataforma de Estudos do Primeiro Modernismo Literário Brasileiro

A plataforma criada pelo IEB é um banco de dados que reúne informações biográficas e produção de autores, tanto da Semana de Arte Moderna de 1922 quanto dos modernistas que surgiram no decorrer dos anos de 1920.

Podcast Ciclo 22 no Vestibular

O podcast Ciclo 22 no Vestibular usa questões de provas de vestibulares passados para debater os marcos históricos de 22. Também são debatidos temas contemporâneos, como a mudança climática e os algoritmos e bolhas digitais como fenômeno do nosso tempo. A produção entrevista professores de cursinhos populares da USP para ajudar os estudantes. É possível acompanhar os episódios na página do Ciclo 22 ou pelo Spotify.

Artes e Comunicações

Podcasts e programas para a rádio, além de revistas virtuais e pesquisas que debatem a Semana de Arte Moderna e a Independência brasileira, estão entre as produções da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em São Paulo, divulgadas pelo Ciclo22 que podem ajudar no vestibular.

Dossiê Bicentenário da Independência

As edições de 2022 da Revista USP, produzida pela Superintendência de Comunicação Social da Universidade, focaram em artigos que desvendam os caminhos tomados pelo Brasil desde a sua Independência, com destaque para debates políticos, econômicos e culturais. 

Agenda Tarsila

A plataforma reúne informações sobre a programação cultural da cidade de São Paulo que explora o Modernismo, além de conteúdo audiovisual, entrevistas e curiosidades sobre o movimento artístico que transformou as artes no Brasil. O portal tem origem no programa Modernismo Hoje, criado pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.