Coletânea com professores da USP reúne respostas globais e latinas à pandemia

Edição bilíngue reflete a diversidade da produção científica e acadêmica regional, com artigos de autores de diversos países latino-americanos; publicação é gratuita e está disponível para download

 25/10/2021 - Publicado há 2 anos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

.
Questões ambientais na América Latina e pandemia, migrações, insegurança alimentar, sistemas de proteção social, experiências dos países e desafios da atenção primária no enfrentamento da covid-19, multilateralismo e muitos outros temas estão compilados numa coletânea aberta e gratuita que acaba de ser lançada pela Editora Fiocruz e Edições Alianza Latinoamericana de Salud Global, com a participação de 12 pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Trata-se da publicação Salud global y diplomacia de la salud: Una visión desde América Latina y Caribe, coletânea bilíngue, de 308 páginas, que reflete a diversidade da produção científica e acadêmica regional, com artigos de autores de diversos países latino-americanos. Sob a organização de Paulo Marchiori Buss, Professor Emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e de Sebastian Tobar, sociólogo e assessor de cooperação para a América Latina e pesquisador da mesma instituição, os capítulos tratam dos diversos aspectos da resposta da diplomacia da saúde global e latina quanto aos problemas enfrentados regionalmente na pandemia.

Foto: Reprodução/FSP

Os capítulos reúnem as apresentações feitas durante o VI Congresso Latino-americano e Caribenho sobre Saúde Global, sob o tema Desenvolvimento Sustentável e Saúde Global: os desafios da igualdade e da equidade para a região, realizado virtualmente nos dias 28 e 29 de outubro de 2020.

Os professores da FSP presentes no volume são Aylene Bousquat; Cláudia Maria Bógus; Deisy de Freitas Lima Ventura; Eliseu Alves Waldman; Gabriela Marques di Giulio; Helena Ribeiro; José Leopoldo Ferreira Antunes; e Patrícia Constante Jaime, além da mestre e doutora em Saúde Pública Juliana Gagno Lima; da doutora em Saúde Pública Ligia Giovanella; e da pós-doutoranda Sofia Lizarralde Oliver.

Para fazer o download gratuito da publicação clique aqui.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da Faculdade de Saúde Pública

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.