Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #155: “Cantata da Caça” inclui uma das mais famosas pastorais de Bach
Obra foi criada em 1713 para comemorar aniversário do príncipe Christian, da corte de Weissenfels
Manhã com Bach #154: Criado para festa de casamento, “Quodlibet” é alegre e irreverente
Obra de juventude de Bach está ligada a gênero sarcástico surgido na Europa no século 15
Manhã com Bach #153: Cantata é inspirada em tradicional hino do protestantismo alemão
Música datada de 1725 está baseada em obra do compositor alemão Joachim Neander
Manhã com Bach #152: Bíblia de Bach conserva anotações do compositor
Marcas dão vislumbre das crenças pessoais de Bach e de como ele entendia sua vocação, diz especialista
Manhã com Bach #151: “Oratório de Natal” dá ênfase ao elemento lírico
Bach supre carência de eventos trágicos com versos líricos sobre o nascimento de Cristo, diz Philipp Spitta
Manhã com Bach #150: “Oratório de Natal” requer pelo menos dez instrumentos
As seis partes da obra utilizam instrumentos como trompa, trompete, tímpano, oboé, flauta, violino e viola
Manhã com Bach #149: “Oratório de Natal” tem profusão de formas musicais “arrebatadoras”
Nessa obra, Bach se reafirma como grande mestre da retórica, afirma o jornalista suíço Franz Rueb
Manhã com Bach #148: “Oratório de Natal” foi composto para seis dias de festas
Primeira apresentação da obra ocorreu entre o Natal de 1734 e a Epifania, celebrada em 6 de janeiro de 1735
Manhã com Bach #147: “Oratório de Natal” traz exemplos de paródia musical
Obra que tem como personagem o herói greco-romano Hércules é reutilizada na composição sobre o nascimento de Cristo
Manhã com Bach #146: Oratório de Bach é a mais sublime música de Natal de todos os tempos
Criada em 1734, em Leipzig, obra dividida em seis partes narra musicalmente o nascimento de Jesus Cristo
Manhã com Bach #145: “Manuscrito Möller” revela interesses musicais do jovem Bach
Caderno do início do século 18 mostra também músicos que influenciaram o compositor no início da sua carreira
Manhã com Bach #144: “Manuscrito Möller” preserva 11 obras de juventude de Bach
Datado do início do século 18, caderno traz partituras de 54 músicas de diferentes compositores
Manhã com Bach #143: Obra para cravo solo, “Concerto Italiano” simula uma orquestra
Composição tem influência da música de Vivaldi, com três movimentos em que se alternam trechos orquestrais e passagens solo
Manhã com Bach #142: Separados por dois séculos, Lutero e Bach têm “estreita sinergia”
Líder da Reforma Religiosa do século 16 – que completa 505 anos – exerceu profunda influência no compositor
Manhã com Bach #141: Cantata é inspirada em tradicional hino do protestantismo alemão
Criada em 1725, composição está baseada em obra do teólogo e compositor alemão Joachim Neander, do século 17
Manhã com Bach #155: “Cantata da Caça” inclui uma das mais famosas pastorais de Bach
Obra foi criada em 1713 para comemorar aniversário do príncipe Christian, da corte de Weissenfels
Manhã com Bach #154: Criado para festa de casamento, “Quodlibet” é alegre e irreverente
Obra de juventude de Bach está ligada a gênero sarcástico surgido na Europa no século 15
Manhã com Bach #153: Cantata é inspirada em tradicional hino do protestantismo alemão
Música datada de 1725 está baseada em obra do compositor alemão Joachim Neander
Manhã com Bach #152: Bíblia de Bach conserva anotações do compositor
Marcas dão vislumbre das crenças pessoais de Bach e de como ele entendia sua vocação, diz especialista
Manhã com Bach #151: “Oratório de Natal” dá ênfase ao elemento lírico
Bach supre carência de eventos trágicos com versos líricos sobre o nascimento de Cristo, diz Philipp Spitta
Manhã com Bach #150: “Oratório de Natal” requer pelo menos dez instrumentos
As seis partes da obra utilizam instrumentos como trompa, trompete, tímpano, oboé, flauta, violino e viola
Manhã com Bach #149: “Oratório de Natal” tem profusão de formas musicais “arrebatadoras”
Nessa obra, Bach se reafirma como grande mestre da retórica, afirma o jornalista suíço Franz Rueb
Manhã com Bach #148: “Oratório de Natal” foi composto para seis dias de festas
Primeira apresentação da obra ocorreu entre o Natal de 1734 e a Epifania, celebrada em 6 de janeiro de 1735
Manhã com Bach #147: “Oratório de Natal” traz exemplos de paródia musical
Obra que tem como personagem o herói greco-romano Hércules é reutilizada na composição sobre o nascimento de Cristo
Manhã com Bach #146: Oratório de Bach é a mais sublime música de Natal de todos os tempos
Criada em 1734, em Leipzig, obra dividida em seis partes narra musicalmente o nascimento de Jesus Cristo
Manhã com Bach #145: “Manuscrito Möller” revela interesses musicais do jovem Bach
Caderno do início do século 18 mostra também músicos que influenciaram o compositor no início da sua carreira
Manhã com Bach #144: “Manuscrito Möller” preserva 11 obras de juventude de Bach
Datado do início do século 18, caderno traz partituras de 54 músicas de diferentes compositores
Manhã com Bach #143: Obra para cravo solo, “Concerto Italiano” simula uma orquestra
Composição tem influência da música de Vivaldi, com três movimentos em que se alternam trechos orquestrais e passagens solo
Manhã com Bach #142: Separados por dois séculos, Lutero e Bach têm “estreita sinergia”
Líder da Reforma Religiosa do século 16 – que completa 505 anos – exerceu profunda influência no compositor
Manhã com Bach #141: Cantata é inspirada em tradicional hino do protestantismo alemão
Criada em 1725, composição está baseada em obra do teólogo e compositor alemão Joachim Neander, do século 17
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS
Ainda estamos aqui: negros, indígenas, ativistas por direitos humanos
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP
Oriente Médio. Ódios incuráveis?
Por Charles Mady, professor da Faculdade de Medicina da USP
Um olhar cuidadoso para as comunidades tradicionais dedicadas à pesca artesanal
Por Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho, pós-doutorando no USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP, e outros autores*