Manhã com Bach #161: Em Weimar, Bach adotou novos estilos e técnicas composicionais

Podcast continua a comemorar o aniversário do compositor alemão, que neste mês completa 338 anos

Por
 13/03/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #161: Em Weimar, Bach adotou novos estilos e técnicas composicionais
/

No período em que atuou na corte de Weimar, entre 1708 e 1717, Johann Sebastian Bach adotou novos estilos e técnicas composicionais. Sua obra para teclado foi enriquecida por contribuições da música italiana e suas cantatas passaram a ter características originárias das cantatas seculares italianas, que haviam sido introduzidas no território alemão no início do século 18 pelo pastor e poeta luterano Erdmann Neumeister (1671-1756). “Tomada em conjunto, a música de teclado feita por Bach em Weimar mostra pouca uniformidade e menos dependência de modelos estilísticos específicos do que seus trabalhos anteriores e revela uma maior tendência em direção a uma mais eficiente e mais individualizada aplicação de diferentes princípios e técnicas composicionais”, escreve o musicólogo alemão Christoph Wolff – uma das maiores autoridades em Bach da atualidade – no livro Bach – The Learned Musician, “Bach – O Músico Erudito”.

Os anos vividos por Bach em Weimar são o destaque desta edição de Manhã com Bach, que neste mês está comemorando o aniversário de Bach. O compositor nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, no leste do atual território da Alemanha. Nesta edição, o podcast apresenta três músicas compostas por Bach em Weimar: a Tocata, Adágio e Fuga em Dó maior (BWV 564), a Pastorale em Fá Maior (BWV 590) – ambas para órgão – e a cantata O heil’ges Geist- und Wasserbad, “Ó, santo banho de espírito e água” (BWV 165).

A cantata apresentada no podcast é um típico exemplo do novo estilo de cantatas adotado por Bach em Weimar, baseado nos madrigais – um tipo de canção a várias vozes, com versos livres – e dotado de recitativos e árias. As cantatas anteriores de Bach seguem um estilo diferente. Elas se baseiam nos antigos motetos, composições surgidas na Idade Média que se caracterizam pela sobreposição de vozes. Neumeister, que introduziu o novo estilo no atual território da Alemanha, foi tema de uma edição de Manhã com Bach publicada em novembro de 2020 (disponível neste link).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 11 e 12 de março de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.