
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP

Manhã com Bach #181: Sexta Sonata para Violino e Cravo tem três versões preservadas
Diferente das cinco obras anteriores do conjunto, composição conta com cinco movimentos

Manhã com Bach #180: Sonatas de Bach deram nova forma a configuração musical antiquada
Obras para violino e cravo revigoraram a música de câmara no século 18, afirma o musicólogo Karl Geiringer

Manhã com Bach #179: Cravo se torna protagonista em sonata de Bach
Instrumento deixa de ser apenas acompanhante na “Sonata para Violino e Cravo Número 4 em Dó Menor” (BWV 1017)

Manhã com Bach #178: Perfeita interação entre violino e cravo marca sonatas de Bach
Exemplo disso é a “Sonata para Violino e Cravo em Número 3 em Mi Maior” (BWV 1016)

Manhã com Bach #177: Sonatas para Violino têm a forma da “sonata da chiesa”
Gênero surgido na Itália no século 17, com quatro movimentos, é a base das seis obras-primas de Bach

Manhã com Bach #176: Bach alterou a estrutura tradicional da sonata em trio
Antes executada com até quatro instrumentos, composição passou a requerer somente dois ou até um só instrumento

Manhã com Bach #175: Bachfest foi usado como propaganda política pelo regime nazista
Realizado em Leipzig desde 1904, evento tem história marcada por vicissitudes e desafios

Manhã com Bach #174: Criada há 300 anos, música de Bach se irradiou para o futuro
Obra do compositor estava além da compreensão de seus ouvintes, diz o diretor artístico do Bachfest, Michael Maul

Manhã com Bach #173: Bachfest 2023 celebra 300 anos da chegada de Bach a Leipzig
Tradicional evento dedicado à música de Johann Sebastian Bach será realizado entre os dias 8 e 18 deste mês

Manhã com Bach #172: Primeira cantata de Bach como “Kantor” contrasta pobreza e riqueza
Apresentada em 30 de maio de 1723, obra marca estreia do compositor como diretor de música em Leipzig

Manhã com Bach #171: Bach chegou em Leipzig na madrugada de 22 de maio de 1723
Data marca o início dos 27 anos do compositor na cidade, um dos períodos mais brilhantes da história da música

Manhã com Bach #170: Bach apresentou duas cantatas como prova de admissão em Leipzig
Compositor teve que submeter também a um “exame de competência teológica” para obter o cargo de “Kantor”

Manhã com Bach #169: Há 300 anos, Bach assumia o cargo de diretor de música em Leipzig
Em maio de 1723, compositor deu início à fase mais longa e produtiva de sua carreira artística

Manhã com Bach #168: “Variações Goldberg” unem estrita lógica e liberdade de expressão
Análise é do musicólogo austríaco Karl Geiringer, para quem essa obra para teclado revela o gênio de Bach

Manhã com Bach #167: Nome das “Variações Goldberg” tem origem em história duvidosa
Especialistas contestam a difundida versão segundo a qual obra teria sido dedicada ao conde Hermann Keyserling

Manhã com Bach #181: Sexta Sonata para Violino e Cravo tem três versões preservadas
Diferente das cinco obras anteriores do conjunto, composição conta com cinco movimentos

Manhã com Bach #180: Sonatas de Bach deram nova forma a configuração musical antiquada
Obras para violino e cravo revigoraram a música de câmara no século 18, afirma o musicólogo Karl Geiringer

Manhã com Bach #179: Cravo se torna protagonista em sonata de Bach
Instrumento deixa de ser apenas acompanhante na “Sonata para Violino e Cravo Número 4 em Dó Menor” (BWV 1017)

Manhã com Bach #178: Perfeita interação entre violino e cravo marca sonatas de Bach
Exemplo disso é a “Sonata para Violino e Cravo em Número 3 em Mi Maior” (BWV 1016)

Manhã com Bach #177: Sonatas para Violino têm a forma da “sonata da chiesa”
Gênero surgido na Itália no século 17, com quatro movimentos, é a base das seis obras-primas de Bach

Manhã com Bach #176: Bach alterou a estrutura tradicional da sonata em trio
Antes executada com até quatro instrumentos, composição passou a requerer somente dois ou até um só instrumento

Manhã com Bach #175: Bachfest foi usado como propaganda política pelo regime nazista
Realizado em Leipzig desde 1904, evento tem história marcada por vicissitudes e desafios

Manhã com Bach #174: Criada há 300 anos, música de Bach se irradiou para o futuro
Obra do compositor estava além da compreensão de seus ouvintes, diz o diretor artístico do Bachfest, Michael Maul

Manhã com Bach #173: Bachfest 2023 celebra 300 anos da chegada de Bach a Leipzig
Tradicional evento dedicado à música de Johann Sebastian Bach será realizado entre os dias 8 e 18 deste mês

Manhã com Bach #172: Primeira cantata de Bach como “Kantor” contrasta pobreza e riqueza
Apresentada em 30 de maio de 1723, obra marca estreia do compositor como diretor de música em Leipzig

Manhã com Bach #171: Bach chegou em Leipzig na madrugada de 22 de maio de 1723
Data marca o início dos 27 anos do compositor na cidade, um dos períodos mais brilhantes da história da música

Manhã com Bach #170: Bach apresentou duas cantatas como prova de admissão em Leipzig
Compositor teve que submeter também a um “exame de competência teológica” para obter o cargo de “Kantor”

Manhã com Bach #169: Há 300 anos, Bach assumia o cargo de diretor de música em Leipzig
Em maio de 1723, compositor deu início à fase mais longa e produtiva de sua carreira artística

Manhã com Bach #168: “Variações Goldberg” unem estrita lógica e liberdade de expressão
Análise é do musicólogo austríaco Karl Geiringer, para quem essa obra para teclado revela o gênio de Bach

Manhã com Bach #167: Nome das “Variações Goldberg” tem origem em história duvidosa
Especialistas contestam a difundida versão segundo a qual obra teria sido dedicada ao conde Hermann Keyserling
\\ BUSCA
\\ PODCASTS
\\ ARTIGOS

Trotes no ensino médio e o ato educativo
Por Adriana Marcondes Machado, professora do Instituto de Psicologia (IP) da USP, Paula Fontana Fonseca, psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP, e Pedro Fernando da Silva, professor do IP-USP

USP Sustentável e o compromisso com a transição energética
Por José Aquiles Baesso Grimoni, coordenador, e Fábio Frezatti, facilitador dos Grupos de Trabalho de Transição Energética da USP

O jejum do mês do Ramadan e a psicologia islâmica
Por Francirosy Campos Barbosa, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP