Aulas públicas do jurista Moreno Ocampo abordarão temas sobre inovação da governança internacional

As aulas do jurista Luis Moreno Ocampo terão como temas a guerra na Ucrânia, o genocídio armênio de 2023 e 7 de outubro e a guerra de Israel em Gaza

15/05/2024 - Publicado há 2 meses

Logo da Rádio USP

O tema da coluna desta semana são as aulas públicas que serão ministradas pelo titular da Cátedra Erney Plessmann de Camargo, Luis Moreno Ocampo, sobre temas relacionados à inovação da governança internacional. A Cátedra, lançada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) em junho do ano passado, homenageia o professor Erney Plessmann de Camargo, um dos mais renomados cientistas brasileiros. Morto em março de 2023, Camargo destacou-se como gestor e como pesquisador, tendo recebido os títulos de Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Medicina (FM). Presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Instituto Butantan, a Fundação Butantan e a Fundação Conrado Wessel.

+ Mais

Jurista Luis Moreno Ocampo é o primeiro titular da Cátedra Erney Plessmann de Camargo

“Luis Moreno Ocampo é uma lenda do mundo contemporâneo. Ele se tornou muito conhecido porque foi retratado no filme Argentina 1985 como o jovem assistente da Promotoria na acusação aos militares que chefiaram os governos ditatoriais da Argentina nas décadas de 1970 e 1980. Ocampo se tornou célebre por ter participado da equipe que levou à condenação daqueles militares de alto escalão”, afirma Dallari.

Nos próximos dias 16 e 23 de maio e 6 de junho, o pesquisador vai ministrar três aulas públicas, que serão transmitidas pelo canal do Instituto de Relações Internacionais (IRI) no YouTube. As aulas terão como temas a guerra na Ucrânia, genocídio armênio de 2023 e 7 de outubro e a guerra de Israel em Gaza.

“Ocampo vem ministrando, juntamente comigo, um curso no IRI que se chama Elementos da Formação da Ordem Jurídica Global e vem dando aulas para um grupo restrito de pesquisadores. Por iniciativa dele e com apoio da Pró-Reitoria, ficou decidido, então, o oferecimento dessas três aulas públicas. A comunidade da Universidade e o público em geral terão a oportunidade de receber uma contribuição muito abalizada para a reflexão sobre eventos marcantes e dramáticos do nosso tempo”, comenta. “Trata-se de uma reflexão na mesma linha do que vem sendo pesquisado na USP desde o ano passado, quando Suzana Malcorra, à frente da Cátedra José Bonifácio, fez uma reflexão sobre os desafios da participação feminina na governança internacional”, explica o professor.

Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.