A coluna O Minuto do Cérebro de hoje (18) trata do estudo liderado por pesquisadores americanos e apresentado no SLEEP 2024 – 38ª Reunião Anual das Sociedades Profissionais Associadas de Sono, que envolveu 2.297 adultos com idade média de 44 anos; eles completaram questionários sobre saúde do sono e solidão. Os resultados mostraram que melhor saúde do sono está associada a menores níveis de solidão, especialmente em jovens. A solidão é uma preocupação de saúde pública, ligada a resultados negativos para a saúde física e mental. Melhor sono pode reduzir sentimentos de solidão, facilitando atividades sociais e interpretando interações de forma positiva.
Octávio Pontes afirma que promover a saúde do sono pode ser uma nova abordagem para reduzir a solidão e aumentar o engajamento social, especialmente entre os jovens. Pesquisas futuras devem monitorar a saúde do sono em programas que abordem a solidão. Os autores da pesquisa destacaram que os profissionais de saúde devem reconhecer a ligação entre saúde do sono e solidão, pois ambos são essenciais para o bem-estar. Perguntar sobre sono e solidão aos pacientes pode oferecer importantes insights para a promoção da saúde.
O minuto do Cérebro A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.