Para garantir segurança alimentar à população são necessárias mudanças estruturais

Segundo Dirce Marchioni, ao mesmo tempo em que o Brasil é um dos grandes produtores de alimentos mundiais, a população passa fome e, portanto, o País deve equacionar essa problemática

30/11/2023 - Publicado há 7 meses

Texto: Redação

Arte: Simone Gomes

A população brasileira está longe de possuir uma nutrição de qualidade, visto que parte dos indivíduos, além de passar fome, está com sobrepeso ou obesidade, condições também ligadas à insegurança alimentar – Foto: Martine Perret/ODS/UN

Logo da Rádio USP

1º Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Combate à Fome tem o objetivo de produzir evidências científicas de apoio ao desenvolvimento de soluções e políticas públicas que promovam a segurança alimentar; também irá abordar a formação de pessoas nesse campo que realizem ações de extensão.

Dirce Marchioni, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do INCT, apresenta o tema que será abordado no evento e discorre sobre sua programação.

Contextualização

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para tratar de assuntos nacionais, com a intenção de contribuir com pesquisa para as principais demandas da sociedade brasileira.

Nesse sentido, a Reitoria da USP promoveu seminários e simpósios que abordaram a segurança alimentar e formou o Grupo de Trabalho Políticas Públicas de Combate à Fome e Insegurança Alimentar, que possui a missão de produzir evidências de apoio às políticas públicas. No início, esse grupo era formado apenas por docentes e pós-doutorandos da USP e, atualmente, foi ampliado para mais de 80 pesquisadores de universidades de todo o Brasil.

No Brasil

De acordo com a professora, ao mesmo tempo em que o Brasil é um dos grandes produtores de alimentos mundiais, a população passa fome e, portanto, o País deve equacionar essa problemática, produzir de forma sustentável e desenvolver tecnologias para isso. Assim, o pesquisador Pedro Abel Vieira, da Embrapa, fará uma palestra sobre o assunto durante o evento.

O professor Sergio Schneider abordará os desafios da agricultura familiar e sistemas alimentares sustentáveis. Esse cultivo é responsável por grande parte do alimento consumido pela sociedade brasileira e, apesar disso, existem muitas dificuldades para sua manutenção.

Segundo Dirce, a população brasileira está longe de possuir uma nutrição de qualidade, visto que parte dos indivíduos, além de passar fome, está com sobrepeso ou obesidade, condições também ligadas à insegurança alimentar.

O simpósio

Dirce Maria Lobo Marchioni - Foto: Arquivo Pessoal

A professora explica que o problema da fome possui raízes estruturais, sendo necessárias mudanças para, dessa forma, garantir que a população possua estabilidade na segurança alimentar. Segundo ela, o grupo produziu, em cerca de um ano, um relatório com 39 políticas públicas a partir da observação das determinantes estruturais e, inclusive, subsidiou o debate em conferências estaduais sobre o tema.

“Para contribuir de uma forma perene na segurança são precisas grandes transformações no sistema agroalimentar, que atualmente não tem entregue saúde para a população”, diz Dirce, que comenta que a abertura do evento será feita pela diretora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Corinna Hawkes, e irá tratar sobre essas reformas.

Serão realizadas três mesas redondas durante o simpósio: Políticas públicas e produção de alimentosPolíticas públicas e a promoção de alimentação e nutrição saudáveis e sustentáveis; e Políticas públicas para acesso e distribuição de alimentos, com pessoas de reconhecida importância nessas áreas. O simpósio será realizado na FSP, no dia 4 de dezembro, das 9h às 17h30, com transmissão ao vivo no YouTube. As inscrições para participar presencialmente são gratuitas.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.