Novamente está se debatendo os nomes de candidatos à sucessão presidencial e as alternativas que podem convergir para o populismo, se não houver a retomada de debates mais sérios em torno de modelos, receitas e políticas econômicas em meio à maior pandemia e crise econômica da história contemporânea. Abrir espaço para propostas heterodoxas é o caminho sugerido pela New School for Social Research, de Nova York, que organizou um debate para celebrar os 25 anos de seu centro de estudos de política econômica.
Segundo Gilson Schwartz, “economistas que não seguem, nem ignoram o pensamento econômico mais convencional deram sua contribuição. Stephanie Kelton, Deirdre N. McCloskey e Anwar Shaikh querem promover o abandono do combate ao déficit público e à contenção monetária, uma visão mais humanista da economia e maior pluralidade no pensamento econômico”.
Iconomia
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.