Laboratórios Vivos mudam a relação entre as universidades e a sociedade

Modelo é transdisciplinar, intercultural e colaborativo, diz Gilson Schwartz

 03/06/2024 - Publicado há 2 meses
Por

Logo da Rádio USP

Living Labs, Laboratórios Vivos ou Laboratórios Vitais são a nova forma de fazer ciência transdisciplinar, intercultural e colaborativa. A terceira reunião anual dessa rede emergente aconteceu no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro em maio. O novo modelo cresce nas principais universidades do mundo e no Brasil vem ganhando densidade. “Living Lab é uma ideia que chegou para ficar. Vai também conectar laboratórios que já existem numa nova perspectiva. Eu diria que o Living Lab é o laboratório de inovação para a sociedade, para o governo, preparando todos nós para a entrada na era da iconomia”, diz Gilson Schwartz.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.