Com pseudônimo O Gajo, violeiro interpreta músicas de raiz da cultura portuguesa

Em seu trabalho, músico interpreta a cultura local na viola campaniça, instrumento centenário de Portugal

 04/02/2021 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana apresenta a obra Longe do Chão, do violeiro e compositor português João Morais. Desde 2016, o músico adota em seu trabalho o pseudônimo O Gajo, em homenagem a Portugal, seu país de origem. 

Em suas obras, O Gajo toca a raiz tradicional da musicalidade portuguesa na viola campaniça, instrumento da cultura local que faz parte da história centenária daquele país. Conhecida também como viola alentejana, é uma das maiores violas portuguesas, com cinco ordens de cordas. No programa tem as músicas: Longe do chão; Há uma festa aqui ao lado; Uma ginga com elas; A carteirista; Miradouro da batucada; O cego e a guitarra e Trânsito de Vênus.

Ouça no player acima o programa Revoredo na íntegra. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.