Alerta para a saúde dos olhos no verão e durante o Carnaval

Situações aparentemente inofensivas podem prejudicar a visão, alerta Eduardo Rocha

 31/01/2024 - Publicado há 3 meses
Por

Logo da Rádio USP

Nesta sua primeira coluna do ano, o professor Eduardo Rocha responde à seguinte questão: quais as precauções para proteger os olhos nas férias de verão e no Carnaval? 

“O cuidado deve envolver a proteção dos olhos com óculos para bloquear excesso de luz ultravioleta do sol, de traumas e agentes irritantes inadvertidos: bolinha de tênis, bloqueador solar, vegetais que podem ferir os olhos na poda de plantas de jardim, colheita de cana, café e milho ou em passeios em trilhas ecológicas em mata fechada, entre outras situações. O período do Carnaval, para quem cai mesmo na folia, toma chuva na rua, fica cheio de energia, também tem risco para acidentes e problemas nos olhos. Lembram os mais velhos que o lança-perfume, atualmente categorizado como entorpecente e, portanto, ilegal, foi retirado do comércio e do uso no Carnaval por causa do risco de jatos de spray provocarem queimadura ocular.” 

Outra questão sobre a qual Rocha se pronuncia é a de se existem agentes de risco para os olhos durante a folia. “As pomadas de cabelo foram motivo de alerta pela Anvisa. Elas são usadas para produzir as tranças chamadas de dreads, e o contato delas com os olhos produz queimadura que leva à ceratite e pode causar grande e prolongado prejuízo para a visão.  

Algumas pessoas ficam entusiasmadas com lentes de contato, que mudam a cor dos olhos e até o formato da pupila. Mas o uso prolongado, por pessoas não acostumadas, sem orientação médica e sem a higiene rigorosa, pode também facilitar a infecção oportunista e assim dar muita tristeza depois que a festa termina. Produtos como pomadas, lentes cosméticas, confete e purpurina estão associados a eventos que parecem banais, mas que enchem as filas de prontos-socorros, podem ser evitados e, quando acontecem, levam a transtornos oculares e pessoais prolongados.”


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.