Alberto do Amaral reflete sobre papel do Conselho de Segurança da ONU nos dias atuais

De acordo com o colunista, diversos países estão de braços cruzados em questões de paz e segurança, como EUA, Reino Unido, China, França e Rússia

 08/12/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Muitos países que enfrentam conflitos mundiais em continentes como África, Ásia, Oriente Médio e América Latina se perguntam qual o papel da Organização das Nações Unidas, em especial do seu Conselho de Segurança. O que se nota é que o conselho está de braços cruzados e pouco pode fazer em questões de paz e segurança internacionais, já que não consegue votar, porque se um dos países que detêm assento permanente e direito de veto vetar a resolução os demais países não precisam votar. Há necessidade que todos concordem e, com isso, há uma paralisia da ação do Conselho de Segurança.

“Esse é um desafio que o mundo terá de enfrentar, mais cedo ou mais tarde, para que possamos ter uma paz não apenas como uma cessação de hostilidades militares, mas como uma paz que possa produzir resultados satisfatórios a todos”, afirma Alberto do Amaral Jr.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.