USP Especiais #91 – Mulheres no Jornalismo Musical

Márcia discute as imbricações de gênero e raça no Jornalismo Musical, pela perspectiva de uma garota que sempre respirou música mas nunca conseguiu acessar esta área de especialização

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 06/03/2024 - Publicado há 5 meses
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USP Especiais #91 - Mulheres no Jornalismo Musical
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Em sua pesquisa de mestrado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, orientada pelo professor Ricardo Santhiago Corrêa, a jornalista Márcia Scapatício discute as imbricações de gênero no Jornalismo Musical, pela perspectiva de uma garota que sempre respirou música mas nunca conseguiu acessar esta área de especialização, ambiente ainda extremamente masculino. “Isso alimenta a indústria da música, o mercado, as artistas e tem um desdobramento, um ‘eco’ no jornalismo musical”.

Nesta edição do USP Especiais #91, Márcia conta sobre um projeto a que deu início mas não chegou a ser publicado em lugar algum: os caras da loja de disco Laser Express, em Piracicaba, composta fundamentalmente por homens que, com sua influência para além das indicações de discos, regiam a agenda cultural e a cena musical da cidade. 

A pesquisadora fala sobre a proximidade entre artistas e jornalistas. Ela tem como referência a trajetória da cantora britânica Poly Styrene – primeira vocalista negra a ganhar relevância na cena do punk rock inglês dos anos 1970. E sobre o sexismo na música, Márcia entrevistou a jornalista inglesa Vivien Goldman, uma das cronistas mais importantes sobre o punk e o reggae, biógrafa de Bob Marley e conhecida como “professora de punk” da New York University. Goldman desabafou que a indústria musical de sua época era uma área de garotos, em que os homens do pedaço acreditavam que as mulheres não consumiam música.  

“Os caras que eu lia aos 15 anos, e agora eu tenho 41, são os mesmos. Se eu pegar entrevistando uma banda joia, vai ser aquele cara. Eu vejo isto como uma estrutura social que não permite que mulheres alcancem todos os lugares, ou que, se alcancem, sejam somente algumas mulheres”, lembra Márcia.


Créditos do programa

Produção e roteiro: Tabita Said

Direção e montagem: Gustavo Xavier

Captação: Cid Roberto e Mariana Franco


Créditos musicais

Waiting Room / Composição: Ian MacKaye / Interpretação: Fugazi

O Que Eu Vou Ser Quando Crescer? / Composição: Mao / Interpretação: Garotos Podres

A Noite Vai Chegar / Composição: Paulinho Camargo / Interpretação: Lady Zu

Loneliness / Composição: Alexandra, Zé Antonio, Flávio e Eliane/ Interpretação: Pin Ups

Deusa Sombria/ Composição: Chico Lobo/ Interpretação: Perfume Azul do Sol

Na Hora Do Almoço / Composição: Belchior / Interpretação: As Baias

Crash / Composição: Rodrigo Ogi / Interpretação: Juçara Marçal

Humanos / Composição: Supla, Bid e Andrés / Interpretação: Tokyo

Som ambiente

Correndo sem Parar / Composição: Karl Hummel e Marcelo Nova / Interpretação: Camisa de Vênus

Status / Composição: Lee Marcucci, Luiz Sérgio Carlini e Rita Lee / Interpretação: Rita Lee & Tutti Frutti

Kitsch / Composição: Marian Elliott, Celeste Bell e Martin Glover / Interpretação: Poly Styrene

What to do / Composição: Papi e Alf Soares / Interpretação: Vanusa

E acho que não sou só eu / Composição: Marina Lima / Interpretação: Marina Lima

Heavy Drums Bass/ Composição: Audionautix / Interpretação: Audionautix


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