Com mais de 8 mil melodias coletadas, Béla Bartók foi o compositor erudito que mais se aprofundou na música do povo, amando essa música sem preconceitos de nação ou raça. Trouxe, em sua vasta obra, músicas folclóricas húngaras, eslovacas, eslovenas, romenas, entre outras. Nascido em 1881, Bartók foi alguém marcado pela música erudita, mas que soube abrir sua escuta para materiais de outras linguagens. Dentre os músicos ocidentais, Bartók talvez seja o exemplo mais puro de cuidado e atenção à música dos camponeses.
Através de uma extensa pesquisa folclórica e respeitando a natureza que é própria da música de tradição oral, Béla Bartók registrou a música das comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos e seu trabalho de pesquisa é considerado um dos mais importantes registros deste modo de vida. O compositor dizia que compor uma música a partir do material folclórico era como confeccionar uma joia. Um trabalho minucioso e preciso.
O programa traz uma trilha musical repleta de originalidade e com material sonoro intrigante. Exemplo disso são as cinco canções de Béla Bartók com melodias extraídas diretamente do folclore húngaro, compostas em 1906 e apresentadas com tradução ao longo do programa.
__________________________________________________________________________
Créditos do programa
Roteiro e montagem: Vitor Ramirez e Gustavo Xavier
Locução: Cido Tavares e Vitor Ramirez
Revisão: Gustavo Xavier