USP Especiais #12: Inconfidência Mineira

Por meio da música e da poesia, programa traz as ressonâncias deste importante acontecimento histórico

 06/05/2020 - Publicado há 4 anos
USP Especiais - USP
USP Especiais - USP
USP Especiais #12: Inconfidência Mineira
/

A Inconfidência Mineira foi uma das maiores revoltas do período colonial. Fortemente influenciada pelos ideais de liberdade do Iluminismo, o movimento representou a revolta dos mineiros de várias classes sociais (intelectuais, proprietários rurais, clérigos, militares) contra o domínio da Coroa portuguesa.

O programa reuniu o lirismo do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles à música erudita e popular, com destaque para a peça Museu da Inconfidência – Impressões de uma visitação em 1966, do compositor erudito César Guerra-Peixe, e o samba-enredo Exaltação a Tiradentes, da escola Império Serrano, vencedor do Carnaval carioca de 1949. O episódio trouxe também Tiradentes, de Ary Toledo, gravada ao vivo no programa O Fino da Bossa, em 1966; Traição, de Tunai e Sérgio Natureza; Sonhos Brasis, de Gonzaguinha, e Nosso herói e Ah, se eu me apanho em Minas, de Tavinho Moura e Fernando Brant. Completou o episódio Tema de Os inconfidentes, de Chico Buarque, com letra de Cecília Meireles.

Neste programa, uma rica seleção de músicas e poemas sobre a Inconfidência Mineira nos leva a uma viagem histórica emocionante.

Créditos do Programa

Roteiro, montagem e locução: Gustavo Xavier

Roteiro, pesquisa sonora e voz adicional: Amanda Ferraresi

Interpretação dos poemas: Cido Tavares


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.