Universo das Emissoras Públicas: Inaugurada em 1977, a Rádio Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para alcançar áreas no meio da floresta

“Viva Maria” é um dos programas mais tradicionais da programação e está há mais de quatro décadas no ar

 31/05/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 05/06/2024 as 10:54
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas - USP
Universo das Emissoras Públicas: Inaugurada em 1977, a Rádio Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para alcançar áreas no meio da floresta
/

A Rádio Nacional da Amazônia compõe o conjunto de emissoras da famosa e tradicional Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Atualmente sete emissoras públicas integram a rede da Nacional, mantida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estatal é financiada com recursos do orçamento federal.

A Nacional do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1936 e registrou diversos momentos históricos do rádio no Brasil. A emissora lançou a primeira história-seriada do país chamada “Em Busca da Felicidade”. Também transmitia o Repórter Esso, no ar durante 27 anos, e que marcou a memória de muitos ouvintes com o slogan: “testemunha ocular da história”.

A Nacional do Rio de Janeiro pertencia à Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande. Durante o Estado Novo, a emissora foi estatizada pelo presidente Getúlio Vargas.

A Rádio Nacional da Amazônia vai completar 47 anos em 2024. A emissora foi criada durante a ditadura militar para levar informação às comunidades ribeirinhas, às aldeias e às cidades no meio da floresta Amazônica.

A Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas desde 1977, uma tecnologia considerada estratégica. A transmissão em ondas curtas tem capacidade de alcançar todo o território brasileiro e outros continentes mesmo em caso de colapso de outros sistemas tradicionais de comunicação como telefone e internet.

A entrevista desta edição é com a produtora e apresentadora do programa Viva Maria. Mara Régia entrou na lista de mil mulheres do mundo indicadas ao Prêmio Nobel da Paz em 2005. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. Mara Régia conversou com Verônica Poli e Gislene Nogueira direto do estúdio da Rádio Nacional da Amazônia, localizado em Brasília.

O programa Viva Maria está no ar há quase 43 anos. Mara Régia conta sobre o conteúdo pensado para alcançar os moradores da Amazônia com questões de saúde, combate à violência e preservação ambiental. Ela também fala dos laços afetivos que estabeleceu com os ouvintes.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema:

Rádio Nacional: 80 anos

Site criado pela EBC com áudios históricos da Nacional.

Rádio Nacional da Amazônia

Ouça ao vivo a programação da emissora pela internet.

Transmissão em Ondas Curtas

O que é, como sintonizar a transmissão em ondas curtas.


Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.