Sociedade em Foco #86: Clima político atual piora a qualidade das políticas públicas no Brasil

Neste episódio, o professor José Luiz Portella comenta a instabilidade política atual e como ela afeta o desenvolvimento do governo e das políticas públicas

 10/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #86: Clima político atual piora a qualidade das políticas públicas no Brasil
/

Neste episódio do Sociedade em Foco, o professor José Luiz Portella comenta como a instabilidade política atual e as discussões entre os Poderes afetam o desenvolvimento do governo e das políticas públicas. “É um momento muito infértil para as nossas políticas públicas”, destaca. Ele também ressalta que um plano de desenvolvimento não é composto apenas de medidas técnicas, ações e metas para ser efetivo, mas também precisa de um lado anímico e intangível, como aconteceu ao longo do governo de Juscelino Kubitschek. “O que temos hoje é a desconstrução disto e o ânimo e a perspectiva que vamos ter para as próximas eleições são de um grande confronto”, complementa.

De acordo com Portella, o clima político atual impacta diretamente no desenvolvimento das políticas públicas, “que seriam as políticas de reforma do sistema partidário, a administrativa e a tributária”. Dessa forma, segundo o professor, essas políticas profundas e transformadoras não se desenvolvem. “E isso não só por conta dos seus problemas naturais, por exemplo, o conflito de interesse e a desigualdade na sociedade brasileira, como também pelo clima político, que gera fragmentação ainda maior e coloca o Brasil na posição de antagonista formal”, explica.

Para Portella, o exemplo da reforma tributária é fundamental. “Como é uma coisa que uns ganham e outros perdem, não há como fazer uma reforma tributária em um clima de confronto. Ou ela não é feita ou é malfeita”, destaca. Por fim, o professor conclui que o cenário atual agudiza e tende a piorar a qualidade das políticas públicas no Brasil.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.