Sociedade em Foco #70: Orçamento da União de 2021 configura ameaças ao governo

Para José Luiz Portella, a situação complica-se a partir de “união de problemas” e qualquer tentativa de solucioná-la terá também um efeito negativo

 13/04/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #70: Orçamento da União de 2021 configura ameaças ao governo
/

Esta edição do Momento Sociedade aborda o orçamento da União de 2021 a partir de aspectos complementares à edição anterior, porque o impasse se estende. Agora, há uma ameaça bastante clara sobre o governo: se o orçamento de 2021 for sancionado da maneira que foi aprovado pelo Congresso, o presidente Jair Bolsonaro pode sofrer até mesmo as sanções que sofreu a ex-presidente Dilma Rousseff.

Segundo o professor José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a situação complica-se a partir de uma “união de problemas” e qualquer tentativa de solucioná-la terá também um efeito negativo. Para o professor, tudo indica que Bolsonaro terá que fazer um veto – mas um veto parcial não resolveria os desejos do “Centrão” e outras rubricas. 

Portella explica que o orçamento apresenta rubricas complementares com custeio malfeito que, sustentadas pelas emendas, também são problemáticas. “Não se trata apenas de tirar as emendas. Isso resolve o problema do ponto de vista legal, mas não da execução. E o orçamento, como peça mais importante do governo, tem que ser implantado”, afirma o professor. 

Portella também destaca que, além de consequência dos acordos que Bolsonaro fez com o Centrão, o problema do orçamento é causado por sua recorrente má elaboração. Segundo o professor, o melhor seria fazer um orçamento partindo do zero, porque ele está há muitos anos mal formulado. Além disso, há muito tempo o orçamento é feito também por “grupos de pressão”, e esta seria uma “barreira cultural”. “O orçamento está da maneira que está por conta de uma resistência do sistema e enquanto não se discutir e eliminar esse problema, não vamos solucionar a questão do orçamento”, afirma Portella.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.