Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual presidente da República, recebeu no último domingo o martelo que simboliza o comando do G20 — grupo formado pelas 19 maiores economias globais e pela União Europeia (UE). Durante a reunião, Lula apresentou uma proposta de erradicação da fome e reforçou a necessidade de vias para uma melhora no setor climático global.
José Luiz Portella, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, explica que o fato de o País assumir a presidência não é tão relevante para a funcionalidade do grupo, uma vez que a rotatividade entre países é uma demanda da organização. O professor destaca, dessa forma, que, neste momento, um dos pontos de maior relevância para esse debate é o avanço da China, que vem apresentando um crescimento econômico de destaque.
Para além dessas questões, a desigualdade parece ser um dos maiores desafios internacionais, sendo necessário que um plano organizado com metas, abrangência e estratégia seja estabelecido. “Eu espero que, ao introduzir essa meta, o presidente do Brasil faça um trabalho mais objetivo nessa luta contra a desigualdade, fator que, até agora, não tem ocorrido”, destaca o especialista.
Portella afirma ainda que, muitas vezes, quando esses discursos são fomentados em organismos multilaterais, é comum que eles se tornem a manifestação de um desejo político que não avança na direção de um projeto sistematizado. Assim, o professor exemplifica essa discussão por meio do debate para a criação de uma moeda comercial única para transações comerciais, algo que não saiu do papel.
Por fim, é interessante notar que a questão do G20 pode avançar para um caminho positivo caso o presidente leve essa questão para frente. “Eu vejo com um certo ceticismo o que pode ser uma grande coisa, já que as experiências anteriores não lograram êxito”, analisa o professor. Dessa forma, ao assumir esse compromisso, é importante que Lula organize um plano real de políticas públicas para combater os entraves sociais nacionais.
Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast
.