Sociedade em Foco #119: Nova fase do auxílio emergencial e o dilema entre política fiscal e política social

Para o professor José Luiz Portella, não é possível viver em um país tão desigual sem uma política social efetiva, que é possível a partir do alocamento de verba e incentivos fiscais

 23/08/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #119: Nova fase do auxílio emergencial e o dilema entre política fiscal e política social
/

Neste episódio do Sociedade em Foco, o professor José Luiz Portella detalha a nova fase do auxílio emergencial, que dá margem para discussão de conjugar política fiscal com a política social. Para ele, o discurso não apenas tem gerado um dilema entre elas, como tem priorizado o combate à inflação. Mesmo ressaltando a importância da questão econômica, Portella também diz que “não é possível viver em um país tão desigual sem política social”, e ilustra a questão trazendo à luz alguns dados de artigos que mostram que o corte de gastos “não necessariamente leva ao desenvolvimento”.  

A questão envolvendo um orçamento de guerra destinado ao auxílio está focada justamente nesses pontos. Para haver espaço para ambas as políticas, que são tão necessárias em conjunto, é importante realizar escolhas sobre como a verba é destinada, examinando-a a partir de um “estudo de impacto” de como ela pode gerar uma política de benefício. 

Para Portella, três principais problemas compõem a política atual. Não há um estudo do impacto da destinação de verba, além de haver uma priorização de setores já privilegiados que “não estão gerando retorno”, como terras e propriedades improdutivas, ocasionando gastos indevidos e fundos de orçamento parados. Com quatro meses de pagamento de auxílio, não realizar essas transferências setoriais e apurar como vem sendo destinado o orçamento pode implicar “um gasto indevido e incorreto”. Ele finaliza dizendo ser necessário “haver uma política de renda universal compatível com o orçamento existente”. 


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.