Sociedade em Foco #102: A necessidade da reforma partidária e do fim do presidencialismo de coalizão

“Tem dinheiro, sim. Ele está lá no orçamento, mas é pulverizado, desviado e vai para onde não deveria ir”, afirma José Luiz Portella

 15/02/2022 - Publicado há 2 anos
Momento Sociedade - USP
Momento Sociedade - USP
Sociedade em Foco #102: A necessidade da reforma partidária e do fim do presidencialismo de coalizão
/

 

Neste episódio do Sociedade em Foco, o professor José Luiz Portella comenta a necessidade da reforma partidária, a fim de extinguir o presidencialismo de coalizão. “O Brasil não gosta de mergulhar a fundo na origem dos seus problemas”, aponta.

Portella afirma que a atual configuração do sistema partidário e político permite que exista uma pulverização dos recursos orçamentários, que, por sua vez, dificulta a realização de projetos. “Tem dinheiro, sim. Ele está lá no orçamento, mas é pulverizado, desviado e vai para onde não deveria ir”, diz o professor, doutor em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

“A questão partidária foi muito piorada pelo Supremo Tribunal Federal em 2006, quando ele abordou a questão da cláusula de barreira”, diz Portella. Tal decisão impediu a atuação parlamentar de partidos que não alcançarem determinada porcentagem de votos. “A maioria dos votantes não consegue eleger ninguém, quem elege é uma minoria. Como consequência, eles não têm a quem cobrar”, conta. A impossibilidade de convívio simultâneo entre os 32 partidos políticos brasileiros no Congresso, para o professor, é o que leva à fragmentação partidária da qual surge o Centrão. “O grupo faz acordos com o presidente e uma série de verbas é distribuída incorretamente”, conclui o professor.

Para desmanchar o controle do centrão e garantir que candidatos eleitos cumpram suas promessas eleitorais, Portella indica a indispensabilidade de uma reforma partidária profunda. O voto distrital, puro ou misto, e uma redução partidária são medidas essenciais para o fim do presidencialismo de coalizão, diz o professor. “A situação não pode continuar como está. Os políticos não têm dinheiro para reduzir a pobreza, mas para comprar tratores que destroem a Amazônia, por exemplo, eles sempre têm”, finaliza.


Momento Sociedade
O Momento Sociedade vai ao ar na Rádio USP todas as segundas-feiras, às 8h30 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.