Saúde Sem Complicações #80: Tumor de Wilms é o principal tumor renal que atinge as crianças

Embora seja maligno, especialista afirma que se trata de um dos tumores com maiores chances de cura

 09/11/2021 - Publicado há 3 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #80: Tumor de Wilms é o principal tumor renal que atinge as crianças
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe Carlos Alberto Scrideli, professor do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre o tumor de Wilms. Na entrevista, o especialista explica o que é a condição e suas características.

O que é tumor de Wilms?

Também chamado de nefroblastoma, é o principal tumor renal que atinge crianças entre 2 e 3 anos de idade. Segundo Scrideli, o tumor de Wilms “corresponde a restos embrionários que por algum motivo ficam no rim” e evoluem para o câncer, sendo esta também a sua causa, já que “90% das vezes ele não está associado com nada” e, “em cerca de 10% das vezes, a criança tem algum problema genético”.

Diagnóstico do tumor de Wilms

Ultrassom, tomografia e ressonância nuclear magnética são exames utilizados para o diagnóstico do tumor de Wilms. Mas, geralmente, o diagnóstico acontece de forma casual diante da presença de uma “massa” no abdome. Às vezes, conta o professor, a própria mãe descobre o problema ao dar banho e apertar a barriga da criança.

Em alguns casos, continua Scrideli, a criança pode sentir dores abdominais, urina com sangue, hipertensão arterial e febre. Estes podem ser alguns dos sintomas do câncer; além disso, algumas síndromes genéticas estão associadas à condição. Já o tratamento da doença pode ser feito por meio de quimioterapia, medicamentos e cirurgia. Sobretudo, o especialista afirma que se trata de um dos tumores com maiores chances de cura.

Os ouvintes podem enviar sugestões de temas e comentários para o e-mail: ouvinte@usp.br.


Saúde sem complicações

Produção e Apresentação: Mel Vieira
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto
Edição: Rita Stella
Coordenação: Rosemeire Talamone
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.