Saúde Sem Complicações #44: Entenda o que é afonia e como se prevenir

Também conhecida como rouquidão ou perda de voz, a afonia pode ser causada por problemas emocionais, abuso de álcool e fumo e ainda inflamações na garganta

 03/02/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 05/02/2021 as 8:45
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde Sem Complicações #44: Entenda o que é afonia e como se prevenir
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora Lílian Neto Aguiar, coordenadora do Laboratório de Investigação de Voz e da Fala da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, para falar sobre afonia, também conhecida como rouquidão ou perda da voz. Na entrevista, a professora fala sobre as causas, o tratamento e a prevenção para essa manifestação.

Causas da afonia

Segundo a professora Lílian, trata-se de uma manifestação do organismo, mais especificamente da laringe, decorrente de diversos fatores ambientais e psicológicos, como a ansiedade generalizada, estresse e nervosismo. Mas a doença caracterizada pela ausência de voz também pode ser desencadeada por inflamações na garganta ou cordas vocais, alergias e substâncias irritantes, como o tabaco.

Lílian destaca algumas dicas importantes na prevenção da afonia. Beber bastante água, não fumar, não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas, evitar gritar ou falar com forte intensidade ajudam a evitar o problema. Além dessas medidas, a professora diz ser importante procurar auxílio preventivo e tratamento com profissionais da fonoaudiologia.

Tratamento da afonia 

Nem sempre o problema é simples, por isso a especialista chama a atenção para a necessidade de investigação e cuidado com a afonia, principalmente quando ela persiste por mais de 15 dias. Nesses casos, pode indicar problemas mais sérios e o ideal é sempre buscar ajuda de um médico otorrinolaringologista.   


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.