Revoredo #98: Viola e percussão revelam convivência harmoniosa

Os violeiros Júlio Caldas e Cássio Nobre, junto com o percussionista Ricardo Hardmann, apresentam seus trabalhos no programa desta semana

03/08/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 24/08/2023 as 18:18
Revoredo - USP
Revoredo #98: Viola e percussão revelam convivência harmoniosa
/

O Revoredo desta semana traz o trabalho dos violeiros Júlio Caldas e Cássio Nobre, com a participação do percussionista Ricardo Hardmann. Os três músicos já trabalharam juntos em diversos projetos, incluindo um show na Argentina. Júlio Caldas é um multi-instrumentista baiano, pesquisador de instrumentos de cordas populares no Brasil. Atua no cenário musical há 20 anos e já se apresentou com grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Pepeu Gomes e Carlinhos Brown.

O maranhense Cássio Nobre consolidou sua formação na Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona de Lisboa. Como compositor e produtor musical, lançou quatro discos autorais, dentre eles o Viola de Arame, que explora as possibilidades sonoras das violas brasileiras de dez cordas. Produziu também outros dez álbuns de grupos das tradições musicais afro-brasileiras como o primeiro CD do grupo Samba Chula de São Braz e do Samba de Nicinha. Em 25 anos de carreira profissional vem atuando como pesquisador, músico, compositor, produtor musical e gestor cultural. Participou de gravações, shows e turnês no Brasil e no exterior, apresentando-se na África, América Latina, América do Norte, Oriente Médio e Europa.

Músicas apresentadas no podcast: AndaLuz, No Pantanal, Couraça, Valsa Número 1, Arame Farpado, Alegre, Saudades de Pernambués, Na Fronteira, Chula Chulada, O Berrante, Cortado de Palma, Zezinho da Viola, Mirando el Sonido.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto